Portugal perde com a Polónia e falha o Europeu de 2017

A seleção nacional perdeu por 81-74 e falhou a qualificação para o Eurobasket de 2017
Publicado a
Atualizado a

Portugal ficou hoje matematicamente fora do Europeu de 2017 de Basquetebol, ao perder por 81-74 com a Polónia, em Oliveira de Azeméis, na quarta jornada do Grupo D da fase de qualificação.

Num jogo muito equilibrado, a formação comandada por Mário Palma voltou a sentir grandes dificuldades no jogo interior, com a falta de um poste de raiz, já que Cláudio Fonseca, o jogador de maior estatura na seleção nacional, continua sem jogar, devido a problemas de saúde.

A seleção nacional entrou melhor na partida e conseguiu marcar oito pontos sem resposta nos primeiros três minutos.

No entanto, os jogadores portugueses fizeram várias faltas e permitiram à equipa adversária igualar o marcador, através de lances livres.

Apesar de ter estado, por diversas vezes, na liderança, a seleção nacional acabou por chegar ao fim do primeiro período a perder por um ponto (24-25).

No segundo quarto, a eficácia de Portugal na linha de três pontos baixou bastante, não convertendo nenhum dos nove lançamentos tentados, e a Polónia aproveitou para dilatar a vantagem, chegando ao intervalo a vencer por 36-45.

O terceiro período trouxe o equilíbrio que já não se via desde os primeiros 10 minutos, com a reentrada em jogo de José Silva, que converteu três 'triplos' e reduziu para dois pontos a diferença no marcador (47-49).

Apesar de ter vencido o terceiro parcial (21-17), a formação comandada por Mário Palma nunca conseguiu passar para a frente, entrando para o último período a perder por cinco pontos (57-62).

Um parcial de 17-19 imposto pelos polacos nos últimos 10 minutos acabou com as dúvidas quanto ao vencedor.

A seleção polaca dominou a luta das tabelas (35-29 nos ressaltos), fez mais assistências (14-12) e mostrou-se mais eficaz a lançar ao cesto, com 64% nos dois pontos (22 em 34) e 88% nos lances livres (22 em 25). Portugal só foi mais forte nos lançamentos de três pontos, com 28% (nove em 32).

Destaques individuais, na seleção nacional, para o extremo/poste João Gomes (16 pontos e dois ressaltos) e o base/extremo José Silva (16 pontos e cinco ressaltos).

Na formação polaca, imperou o extremo Mateus Ponitka, autor de 17 pontos e sete ressaltos.

Na próxima jornada do Grupo D, a disputar a 14 de setembro, o conjunto de Mário Palma vai jogar com a Estónia, em Talin.

Apuram-se para a fase final, que se disputa em quatro países - Finlândia, Israel, Roménia e Turquia - o primeiro posicionado de cada um dos sete grupos, mais os quatro melhores segundos classificados.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt