Cleópatra: Mulher de fraca beleza e provavelmente obesa

O livro de Adrian Goldsworthy "António e Cleópatra" foi lançado na semana passada nas livrarias, com a chancela da Esfera dos Livros. O autor baseou-se em fontes antigas e evidências arqueológicas, para contar - assim o garante - "a verdadeira história" de Marco António e Cleópatra e afastar alguns mitos sobre aquela que foi a primeira grande celebridade mulher.
Publicado a
Atualizado a

Afinal parece que Cleópatra, apesar de não ser feia, não era nem de longe nem de perto o ícone de beleza que o imaginário de Hollywood criou à volta da rainha do Egito. E provavelmente, tendo em conta o historial familiar, era obesa. Assim se conclui ao ler o livro de Adrian Goldsworthy "António e Cleópatra" que desfaz alguns mitos sobre a amante de dois poderosos romanos: Júlio César e Marco António. E é justamente em paralelo com este último amor que a sua vida é contada nesta biografia escrita por Adrian Goldsworthy.

Adrian Goldsworthy, autor de "Os Generais Romanos e César", tendo por base fontes antigas e evidências arqueológicas, conta "a verdadeira história" destas duas figuras, pensadas no seu tempo e na sua cultura.

O historiador foi atrás dos factos por detrás das lendas e mitos, para revelar no livro "António e Cleópatra" que António não era afinal um simples soldado, aliás tinha pouca experiência militar, mas sim um homem nascido numa família aristocrata, com grande habilidade política. E Cleópatra, ambiciosa rainha, não era egípcia, mas sim grega. Falava grego, vestia-se como grega, mas sabia que só uma aliança a Roma a poderia colocar perto do poder. No seu caso seduzindo e tornando-se amante do primeiro imperador de Roma.

Portanto, a história "António e Cleópatra" que o leitor lê ao longo de 528 páginas (mais 16 de extratextos) pode não ser a que imaginou. O livro conta com um capítulo dedicado a árvores genealógicas, uma cronologia e um glossário.

SINOPSE:

Marco António, o homem mais poderoso de Roma, e Cleópatra, a sedutora rainha do Egito, são as personagens desta história. Inspiraram arte, filmes, literatura e o seu dramático romance foi contado e recontado ao longo dos tempos. Juntos viveram num ambiente de luxo e esplendor, lutaram pelo sonho de um império e perderam tudo na mítica batalha de Actium. Passaram mais de dois mil anos sobre o seu suicídio.

BIOGRAFIA DO AUTOR:

Adrian Goldsworthy nasceu em 1969. Licenciado em História pela Universidade de Oxford, doutorou-se pela mesma universidade em História Militar Antiga, tendo sido investigador da Universidade de Cardiff. Atualmente dedica-se à escrita e leciona na Universidade de Notre Dame, em Londres. É autor de várias obras sobre história militar antiga.

PREÇO: 25 euros

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt