Chefs servem petiscos e banquetes em Santarém

"Tradição com sabor a futuro" dá o mote da 42.ª edição do Festival Nacional de Gastronomia, que arranca esta sexta-feira em Santarém. Mostra da cozinha tradicional do país, incluindo doces, contará ainda com um vasto leque de chefs de renome a apresentar algumas propostas.
Publicado a
Atualizado a

Rúben Trindade, do restaurante Casa do Gadanho, em Estremoz, Hugo Freitas Araújo, do Solar dos Presuntos, em Lisboa, Aurora Goy, do Apego, no Porto, e Rafael Ávila Melo e Franco Pinilla, do Projeto Amassaria, dos Açores, são os chefs que estão esta sexta-feira a abrir o Festival Nacional de Agricultura de Santarém. Por ali vão passar nos próximos dias dezenas de chefs de renome a apresentar petiscos com uma abordagem contemporânea. Outros irão servir verdadeiros banquetes, outro dos destaques desta 42.ª edição do evento, que, sob o lema "Tradição com sabor a futuro", pretende preservar e celebrar as tradições culinárias e gastronómicas do país, aliadas à inovação e modernidade na cozinha.

Quem visitar a Casa do Campino até 5 de novembro vai estar, segundo a organização, no evento gastronómico de maior representatividade nacional. "Durante estes dias temos o país todo à mesa em Santarém!", referiu o presidente da autarquia aquando da apresentação do evento.

O espaço terá uma zona de restauração tradicional portuguesa, com a presença de oito restaurantes tradicionais com uma oferta completa à carta e uma mostra gastronómica de todo o país, do continente às ilhas. São eles o Académico (Bragança), Do Dia Pra Noite (Santa Cruz, Madeira), O Lampião (Évora), o Aleluia (Oeste), O Costa (Vila Real), o Tentações da Montanha (Boticas), o Torres (Vila Verde) e ainda um representante dos Açores.

Terá também uma zona dedicada à doçaria tradicional portuguesa, outra ao artesanato, com cerca de 30 expositores, uma área de agro-produtos e expositores comerciais e ainda um espaço exterior dedicado ao "street food" e outro para o lazer, com palco para animação teatral e musical, e ainda um espaço dedicado às crianças.

Na Cavalariça I, haverá quatro espaços em que outros tantos chefs apresentarão rotativamente (de dois em dois dias) as suas versões de alguns petiscos por 6,50 euros cada. Além dos já referidos, vão por ali passar David Jesus, Nikita Polido, Vítor Adão, Ana Moura ou Francesco Ogliari, um total de 20. Os banquetes serão quatro, sendo a chef Marlene Vieira (Marlene e Zumzum Gastrobar, Lisboa) a primeira a servir, já este sábado. Seguem-se Paulo Morais (Kanazawa, Lisboa), a 31 outubro e já esgotado, Louis Anjos (do Al Sud do resort Palmares Ocean Living & Golf, em Lagos), a 3 de novembro, e Arnaldo Azevedo (Vila Foz, Porto), a 4 de novembro. Todos os banquetes custam 75 euros e implicam reserva antecipada.

O Festival Nacional de Gastronomia de Santarém está inserido no programa Santarém Capital da Gastronomia e tem curadoria de Rodrigo Castelo, chef do restaurante Ó Balcão, naquela cidade, e embaixador para a gastronomia de Santarém.

Horário

27 de outubro a 4 de novembro: 12h00 - 24h00

5 de novembro: 12h00 - 19h00

Preços

2.ª a 6.ª feira até às 18h00: entrada gratuita

A partir das 18h00: 2,5€

Entrada livre até aos 17 anos (inclusive)

Sábados, domingos e feriados: 2,5€

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt