Catamarãs voadores batem recordes de velocidade em Cascais
Um barco à vela com dez metros de comprimento a navegar a 70 km/hora? Sim, aconteceu este fim de semana, na baía de Cascais, no quarto circuito campeonato mundial Extreme Sailing Series.
O barco é o catamarã G32, um duplo casco com patilhões basculantes em forma de L ("foils"), que têm na água o mesmo efeito que têm no ar os "flaps" da asa de um avião: içam ambos os cascos e fazem o barco como que planar, diminuindo-lhe assim o atrito e com isso aumentando-lhe a velocidade para, neste caso, quase o quadruplo do seu comprimento (fazendo-se a comparação em nós).
A equipa que o conseguiu foi a SAP Extreme, com o neozelandês Adam Minoprio ao leme. O recorde estava em 36 nós/hora (66,7 km/hora), estabelecido na Austrália, em 2016, pelo Red Bull Sailing Team, equipa liderada pelo austríaco Roman Hagara. Na 10ª das 28 regatas cumpridas nos quatro dias do circuito de Cascais da Extreme Sailing Series, o SAP Extreme largou absolutamente disparado e logo aí bateu o recorde, velejando a 36,4 nós (67,4 km/hora). Mas com um ângulo perfeito para o vento, mar calmo e rajadas a atingirem os 27 nós (50 km/hora), o catamarã continuou a aumentar de velocidade, atingindo uns impensáveis 37,9 nós. Ou seja: 70,19 km/hora.
Quando chegou a terra, findo o dia de regatas, Adam Minoprio era todo sorrisos. "Foram regatas muito intensas. Estava realmente muito vento e com muitas rajadas. Só temos de continuar assim."
Bater recordes de velocidade não serviu no entanto à equipa SAP Extreme - onde pontifica como chefe da equipa de terra o português Renato Conde - para vencer o circuito português. A equipa Alinghi - que também tem um chefe de terra português, João Cabeçadas - comandou todo o circuíto, do princípio ao fim, reforçando a liderança do campeonato (faltam três provas para terminar: Cardiff, San Diego e Los Cabos, no México).
Entre as sete equipas participantes esteve uma portuguesa, em modo "wild card", que acabou em último lugar.
Classificação Cascais
1º Alinghi 12 pts
2º SAP Extreme 11
3º INEOS Rebels 10
4º Oman Air 9
5º Red Bull 8
6º Team Mexico 7
7º Team Portugal 6
Classificação geral
1º Alinghi 45 pts
2º SAP Extreme 44
3º Oman Air 41
4º INEOS Rebels 37
5º Red Bull 33
6º Team Mexico 27
7º NZ Extreme 7