Cadernos de Agatha Christie ou mistério dentro do mistério

73 cadernos pessoais da escritora foram reunidos  num volume, onde muito pouco se revela da sua vida privada <br />
Publicado a
Atualizado a

Agatha Christie, escritora cujo nome é sinónimo de mistério, não escrevia apenas as aventuras de Miss Marple ou as investigações do detective Hercule Poirot e nem só de crime e castigo vivia o seu trabalho literário.

À margem destas obras universalmente famosas, Christie enchia de palavras pequenos cadernos, que agora foram coligidos por Laura Thompson no volume ,Agatha Christie Secret Notebooks, a ser publicado em breve.

Mas o contrário do que se poderia prever, não há neles nada de confessional. Despojados de referências à sua vida íntima ou de deambulações metafísicas os cadernos apenas adensam o mistério vida da escritora. As extensas páginas dos cadernos somente esboços dos livros, esquissos das personagens, essas sim com uma vida interior, através da qual "se pode descobrir mais sobre Agatha Christie do que nos cadernos pessoais", diz Laura Thompson.

A discrição e a aparente simplicidade da escritora, falecida em 1976, são bem conhecidas, e a sua predilecção por manter um certo secretismo à sua volta começou logo no início da sua carreira quando escrevia sob o pseudónimo de Mary Westmacott . Dar entrevistas e expor-se em eventos sociais era algo que detestava.

Contudo, a autora nem sempre conseguiu escapar à exposição social, e em 1926. tornou-se mesmo a protagonista de uma história que poderia ter sido retirada de um dos seus livros: desfeita com a morte recente da mãe e confrontada com o pedido de separação do marido, decidiu simular o seu próprio desaparecimento na esperança que este a fosse resgatar.

Porém, isso não só não aconteceu, como Agatha Christie deu origem a um misterioso caso de polícia, que ficou conhecido como "the 11 day disappearance".

Autora de mais de 90 livros, muitos adaptados ao cinema e à televisão e que são ainda hoje marcos na literatura policial, Agatha Christie foi na vida tão misteriosa como na arte.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt