Bom dia. Senado brasileiro ainda vai votar, mas Dilma já limpou o gabinete

Processo de destituição da presidente brasileira avança, Benfica afinal pode fazer a festa no Marquês e em Fátima, a um ano da visita do Papa, hotéis já estão esgotados, <strong>escreve Leonídio Paulo Ferreira</strong>
Publicado a
Atualizado a
1. Depois dos deputados, também os senadores contra Dilma

Ainda continuam a discursar, mas pelas declarações de voto já se adivinha o resultado: também o Senado brasileiro quer a destituição da presidente. Sem grande esperança de travar o processo (pelo menos por agora), Dilma Rousseff nem esperou pela discussão e votação e limpou o gabinete. Não tarda muito será ocupado pelo seu atual vice. E Michel Temer, segundo o correspondente do DN em São Paulo, João Almeida Moreira, já tem ideias para relançar a economia. Quem está pessimista é Bernardo Pires de Lima, afinal o título da sua análise de hoje é "O último apaga a luz". Se quiser acompanhar todo o processo minuto a minuto, o Estado de São Paulo está lá em Brasília para contar todos os pormenores.

2. Benfica pode fazer a festa, mas PSP quer palco linear e proíbe venda ambulante

Há as contas do título (o Benfica joga domingo e tem dois pontos de vantagem sobre o Sporting) e há os planos para a festa. E se no primeiro caso, as águias só dependem de si próprias, no segundo só haverá celebração na praça Marquês de Pombal, no coração de Lisboa, se as condições impostas pela PSP forem cumpridas, o que depende do clube e da autarquia: pedras e ferros terão de ser recolhidos dos estaleiros de obras na vizinha avenida Fontes Pereira de Melo, o palco terá de ser linear no Parque Eduardo VII, haverá corredores de emergência abertos e a venda ambulante fica proibida. Se for o Sporting campeão, a festa está marcada para Alvalade, mas mesmo assim o clube quer que o autocarro com a equipa desfile por Lisboa, com passagem, lá está, pelo Marquês.

3. Fátima esgotada, mesmo a um ano da visita de Francisco

Amanhã celebra-se mais um 13 de maio, data sagrada em Fátima, mas é daqui a um ano que uma verdadeira avalanche humana se espera, com a visita do Papa para as comemorações do centenário das aparições. E com tanta gente ansiosa por ver de perto Francisco, naquela que será a primeira vinda do Papa argentino a Portugal, os hotéis estão esgotados de Coimbra a Lisboa.

4. Professores dos colégios fora dos quadros do Estado

Perante a possibilidade de acabarem muitos dos atuais contratos de associação do Estado com colégios privados, também os professores se mostram agora preocupados. É que é praticamente nula a possibilidade de os professores que perderem o lugar virem a ocupar lugares nos quadros das escolas públicas. E mesmo para disputarem contratos a termo terão de esperar pelos próximos concursos nacionais, que só ocorrem em setembro. O primeiro-ministro António Costa e o presidente Marcelo Rebelo de Sousa deverão hoje falar sobre o tema dos colégios, num encontro marcado para as 18.00, mas a polémica promete continuar, com a direita a criticar a iniciativa do ministério da Educação, o que motivou Nuno Saraiva a escrever o editorial "Ideologia não entra" e Paula Sá, na sua crónica de quinta-feira, a falar de "Uma educação menos revogável".

5. Líder bloquista contra os negócios na saúde

Catarina Martins, em entrevista ao DN, afirma que "é preciso acabar quanto antes com as PPP e outros negócios na saúde". A porta-voz do Bloco de Esquerda, um dos partidos que tem viabilizado o Executivo socialista de António Costa, diz também que "ainda bem que o governo não levou a votos o Programa de Estabilidade" e defende igualmente que o "governo tem de começar a pensar no futuro da moeda única". Sobre o modo como tem funcionado a cooperação entre o PS e o Bloco e o PCP, e se pode alargar-se, Catarina Martins responde que "gerigonças locais para as autárquicas são possibilidade. Em Lisboa não."

Também é notícia

"Vídeos eleitorais: entre a propaganda e o ridículo". O título do espanhol ABC diz tudo acerca da peça, na qual o jornal recolheu alguns dos mais - digamos - emblemáticos vídeos de campanha eleitoral dos últimos anos no país vizinho.

A CDU, o partido de Angela Merkel, foi atacada por um grupo de piratas informáticos chamado Pawn Storm, noticia o Sputnik (a agência russa RIA em língua inglesa), que cita a empresa especializada em segurança informática Trend Micro. Os ataques foram realizados a partir de computadores situados na Letónia e na Holanda. Depois das escutas da NSA, mais um risco de segurança para a chanceler alemã.

Um avanço na medicina que irá agradar a muitos (mesmo muitos) homens: um novo teste ao sangue é capaz de detetar o cancro da próstata de forma mais precisa do que as análises atuais do género permitem, conseguindo mesmo diferenciar entre gravidade elevada ou baixa do tumor. A notícia do Science Daily faz acreditar que brevemente se poderá evitar de vez o famigerado toque retal!

"Escreva SMS e conduza", diz um outdoor publicitário assinado pela Agência Funerária Wathan, colocado no Canadá, país onde a utilização do telemóvel é responsável por tantas ou mais mortes ao volante do que o consumo de álcool. Mas o que parece ser uma campanha de publicidade de mau gosto é uma original campanha de serviço público para tentar dissuadir as pessoas - como se conclui ao consultar o site da suposta agência. Só não o faça enquanto conduz, por favor.

Hoje acontece ainda

Inicia-se a visita a Portugal do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, com uma reunião com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva. A deslocação, de dois dias, surge a convite do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Governo e parceiros sociais reúnem-se em sede de concertação social para abordar, entre outros temas, o impacto da subida do salário mínimo nacional, em janeiro deste ano.

Com Ricardo Simões Ferreira

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt