Bom dia. PSD já imagina Santana candidato por Lisboa
As autárquicas até podem ser só em 2017 mas para o PSD são um objetivo importante e a concelhia de Lisboa até já definiu um perfil de candidato à câmara que encaixa bem em Pedro Santana Lopes, atual provedor da Santa Casa. Histórico social-democrata, Santana Lopes tem vindo a reconstruir a imagem pública desde que saiu da chefia do Governo em 2005, demitido pelo presidente Jorge Sampaio. E há quem tenha boa memória da sua experiência como autarca lisboeta, o que leva o presidente da concelhia até a considerá-lo como um "ativo" que o PSD pode usar para conquistar qualquer câmara do país. Mas Miguel Pinto Luz é cauteloso na entrevista que deu ao DN e refere mesmo outros nomes, como Luís Marques Mendes e Maria Luís Albuquerque, que no seu entender tanto seriam fortes para Lisboa como para outra câmara importante. A avançar, Santana Lopes teria pela frente Fernando Medina, que sucedeu a António Costa quando este assumiu a liderança do PS no ano passado e nunca foi testado em eleições.
O ministro da Educação tem uma nova ideia para combater o insucesso escolar e propõe-se a partir do próximo ano letivo a atribuir um professor-tutor aos alunos até 12 anos que acumulem já duas reprovações. A inspiração de Tiago Brandão Rodrigues vem da Holanda e terá um custo de 15 milhões de euros, pois obriga a contratar professores. Cada tutor terá sob a sua alçada dez alunos, aos quais ajudará a melhorar as notas.
Sabe-se que antes de o avião cair de 37 para 15 mil pés o piloto falou descontraidamente com os controladores aéreos, mas a partir daí é o mistério absoluto. O aparelho da Egyptair voava de Paris para o Cairo com 66 pessoas a bordo quando caiu no Mediterrâneo Oriental. Falha técnica ou terrorismo? Todas as hipóteses estão em aberto, mas o grau de fiabilidade dos aviões hoje é tal que o comandante António Reis, em entrevista ao DN, não tem dúvidas em afirmar que "É difícil que surja algo técnico que não possa ser resolvido". A maioria das vítimas é egípcia, mas há também outras nacionalidades envolvidas, sobretudo cidadãos franceses. Um português morreu também. Chamava-se João David Silva, tinha 62 anos e trabalhava na África do Sul, onde era responsável da construtora Mota-Engil para os mercados africanos.
Depois de os Xutos terem tocado, foi a vez de Bruce Springsteen fechar o primeiro dia do Rock in Rio 2016. E que fecho. Quase três horas de muita música e uma energia inesgotável, com momentos altos como Born in USA. Até à meia-noite tinham entrado no Parque da Bela Vista, em Lisboa, 67 mil pessoas. Entre elas estava a cantora britânica Adele, que assistiu ao concerto do Boss na housemix, uma zona técnica junto ao palco. Hoje é dia de Queen, com Adam Lambert. Sobre as inevitáveis comparações entre o atual vocalista e o mítico Freddie Mercury leia como "Um Adam nunca será um Farrokh, nem tem de ser".
Vale a pena hoje ler na opinião do DN Fernanda Câncio sobre a legalização da prostituição, com uma crónica intitulada "Romantismo de Estado". Já Miguel Ángel Belloso fala sobre as eleições que vão ser repetidas em Espanha e por entre duras críticas ao Podemos e farpas ao PP não poupa ninguém no seu "A Força das Ideias". Ana Sousa Dias, em editorial, e Ferreira Fernandes, na sua crónica diária, falam de vacas voadoras, ela com "O Amazonas voa até ao Guadiana" e ele com "A vaca voadora, Costa simplex e Marcelo, ele".
Do Brasil surge mais um insólito: um museu de cera de Foz do Iguaçu, que expõe 96 bonecos (supostamente) iguais a personalidades do Brasil e do mundo, decidiu retirar a imagem da presidente Dilma Rousseff. A Folha de São Paulo conta como o caso está a dar polémica - mas tendo em conta a parecença do boneco com a figura real, é objetivamente argumentável que a decisão é um favor que fazem aos visitantes...
Domingo vai acontecer mais um alinhamento cósmico. Não, esta notícia não tem nada a ver com desporto, seja a Taça de Portugal ou qualquer outra competição. O que vai acontecer é que o Sol e o planeta Marte vão estar alinhados com a nossa boa e velha Terra no meio. Já a 8 de abril de 2014 aconteceu o mesmo, mas é sempre um momento a assinalar.
A Internet cria as suas próprias notícias, num processo quase autofágico a que é difícil ficar indiferente. Nas últimas duas semanas uma simples fotografia de um pai com o filho ao colo no duche transformou-se, nas redes sociais, num fenómeno, com a imagem a ser partilhada dezenas de milhares de vezes e com os internautas a dividirem-se sobre se se trata de uma imagem bela ou horrífica. A BBC conta-lhe tudo - e mostra a foto.
A fazer a ponte entre a ciência e o comportamento surge o artigo do jornal espanhol ABC dando conta de um novo transtorno alimentar que está a tomar conta de algumas mulheres grávidas: a pregorexia, o medo de engordar durante a gravidez que leva a alterações de dieta perigosas, que podem mesmo pôr a saúde do feto em risco.
Este é o dia em que começam a ser vendidos maços de tabaco com imagens chocantes, frases de alerta e o número da linha de saúde 24 que disponibiliza ajuda para deixar de fumar. No Parlamento, o setor do Turismo está em debate, a pedido do PSD que apresentou um projeto de resolução com 22 propostas, no qual recomenda ao Governo "a adoção de medidas que promovam a dinamização e o crescimento do setor do turismo em Portugal". A CGTP organiza uma manifestação nacional da função pública, em Lisboa, pela reposição das 35 horas de trabalho - algo que vai acontecer a 1 de julho. Ao fim da tarde, o Benfica tenta a sétima vitória na Taça da Liga de futebol, ao defrontar uma equipa do Marítimo que procura desforrar-se da derrota sofrida no ano passado.
Com Ricardo Simões Ferreira