Bola de Ouro - Itália e Espanha dão primeira página a Cristiano Ronaldo

A imprensa internacional dá hoje natural ênfase à Bola de Ouro atribuída a Cristiano Ronaldo, em especial em Espanha e Itália, onde o futebolista português figura destacado nos principais jornais desportivos.
Publicado a
Atualizado a

Em Itália, a Gazzetta dello Sport oferece quase meia primeira página ao extremo do Manchester United, publicando inclusive uma fotografia do jogador quando ainda representava o Nacional da Madeira.

Na sua página na Internet, o maior jornal desportivo italiano mostra mesmo o cartão de jogador de Cristiano Ronaldo nos tempos do Andorinha, quando ainda era um jovem de 10 anos, na época de 1994/95.

“Este menino tornou-se Bola de Ouro”, escreve o jornal na primeira página, apontando para uma fotografia, onde Ronaldo posa ao lado dos colegas do Nacional da Madeira.

Com menos destaque, o Corriere dello Sport diz que Ronaldo cumpriu um sonho de criança, citando o jogador nas declarações que fez à revista France Football na altura da entrega do prémio.

Em Espanha, num dia em que as manchetes de Madrid destacam a iminente contratação de Huntelaar pelo Real Madrid, a Marca - maior diário desportivo do país - coloca na primeira página um pódio onde Ronaldo surge no topo, ladeado pelos concorrentes Messi, Torres, Casillas e Xavi.

“Rei Cristiano e os seus quatro vice-reis”, titula o jornal madrileno.

Noutro jornal de Madrid, o AS, a primeira página é dedicada quase em exclusivo a Huntelaar, ignorando o prémio de Cristiano Ronaldo, tal como fazem os dois grandes diários desportivos da Catalunha.

O El Mundo Deportivo e o Sport optam por oferecer grande destaque ao segundo classificado na eleição da France Football, o argentino Lionel Messi, a grande estrela do FC Barcelona, “esquecendo” a eleição do português.

Em França, a edição online do L´Équipe historia o percurso do extremo internacional português, referindo que “o dia 06 de Agosto de 2003 parece longe”, mas foi então, num jogo particular Sporting-Manchester United, que Cristiano “explodiu aos olhos de Alex Ferguson”.

O jornal fala em 2008 como um ano invulgar do português, lembrando que foi eleito Bola de Ouro após uma época em que marcou 42 golos, naquilo que qualifica de “um desempenho perfeito” para um médio ofensivo.

Já os generalistas ingleses The Times e The Guardian, focam que Inglaterra não tinha um Bola de Ouro desde 2001, quando Michael Owen, ao serviço do Liverpool, conquistou o troféu.

“É apenas a segunda vez nos últimos 19 anos que um jogador da Premier League vence o troféu”, diz o The Times, lembrando que Owen venceu em 2001 e Ronaldo é o primeiro “red devil” a ganhar desde George Best (1968).

O The Guadian chama ao português o “Rei da Europa” e refere que 77 dos 96 jornalistas que votaram elegeram Cristiano Ronaldo como o número um.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt