Blue Origin anuncia primeiro astronauta português

Empresa espacial fundada por Jeff Bezos mostra vídeo na GlexSummit 2022, em Ponta Delgada, e revela pormenores da próxima missão.
Publicado a
Atualizado a

O nome não foi ainda divulgado, mas um português irá ao espaço em breve, segundo anunciou a Blue Origin esta quarta-feira em Ponta Delgada, no Teatro Micaelense, onde decorre a GlexSummit 2022. Fundada pelo bilionário americano Jeff Bezos, o dono da Amazon, a Blue Origin efetua desde 2021 voos espaciais, que por irem acima da linha Kerman (100 km da Terra) conferem, em princípio, a condição de astronauta aos tripulantes. O próprio Bezos esteve no primeiro voo tripulado, com mais três pessoas, a 20 de julho do ano passado.

O anúncio surgiu no final de um vídeo exibido no terceiro dia da GlexSummit 2022, que este ano se realiza nos Açores. Organizada pelos portugueses da Expanding World e pelo Explorers Club de Nova Iorque, trata-se de uma conferência científica em que os astronautas costumam estar em destaque. A notícia foi dada por Richard Garriott, presidente do Explorers e ele próprio um homem que em 2008 passou 12 dias na Estação Espacial Internacional, viajando como um dos primeiros astronautas privados (o pai foi astronauta da NASA, com duas viagens espaciais).

"É um anúncio que nos enche de grande satisfação porque ao terceiro ano a Glex é já um dos principais encontros da indústria aeroespacial, mais nesta lógica de exploração espacial. E ter um player desta natureza a escolher a Glex para este anúncio de um português no espaço enche-me obviamente de grande satisfação, como nos encheu o anúncio da NASA da sua próxima missão a Vénus, como nos encheu o anúncio por um dos maiores players das estações espaciais, a Axiom, ter vindo também aqui apresentar as suas futuras cápsulas na Estação Espacial Internacional", diz Manuel Vaz, da Expanding World.

Até hoje só dois falantes de português foram ao espaço: o brasileiro Marco Pontes, que em 2006, ao serviço da NASA, passou dez dias na Estação Espacial Internacional. Depois disso, chegou a ser ministro da Ciência do Brasil. E com a Blue Origin Victor Hespanha, também brasileiro.

O mais recente voo do New Shepard (o veículo espacial da Blue Origin, batizado em homenagem a Alan Shepard, o primeiro americano no espaço) aconteceu a 4 de junho deste ano e durou 10 minutos e cinco segundos. Atingiu os 107 kms de altitude.

A GlexSummit, que além do espaço fala dos oceanos, de espécies em vias de extinção ou extintas e também de vulcões, encerrou com a participação do presidente do governo regional dos Açores, José Manuel Bolieiro e do ministro da Economia, António Costa e Silva.

Sobre eventuais astronautas portugueses, foi noticiado no início do ano que 13 candidatos nacionais estavam entre os aprovados pela Agência Espacial Europeia para continuar o processo de seleção em curso de seis astronautas de carreira. A nível de astronautas privados portugueses, há mais de uma década que Mário Ferreira, atual dono da TVI, é dado como tendo comprado uma viagem espacial na Virgin Galactic, de Richard Branson, concorrente da Blue Origin. E ainda este ano, o empresário, também dono da Douro Azul, manifestou vontade de cumprir o sonho da viagem espacial se a condição física o permitir.

A GlexSummit 2022 vai na terceira edição, tendo a primeira sido em 2019 em Lisboa, assinalando os 500 anos do início da expedição de Fernão Magalhães e também os 50 anos da chegada à Lua dos primeiros astronautas americanos. Voltou a realizar-se em 2021, dessa vez em Lisboa e depois Ponta Delgada. Este ano, depois de uma Glex Ignition Session em Lisboa dia 2, a GlexSummit foi 100% nos Açores, de 4 a 7 de julho. Além de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, houve uma sessão no Centro de Interpretação dos Capelinhos, no Faial, dia 5, em que participaram o vulcanólogo João Carlos Nunes, da Universidade dos Açores, e James Garvin, cientista da NASA que está a preparar uma missão a Vénus.

Vários astronautas participaram na GlexSummit deste ano, entre eles Mike Alegria, que foi quatro vezes ao espaço ao serviço da NASA e que já este ano voltou a ir à Estação Espacial Internacional, agora como astronauta privado, no âmbito da Axiom.


O DN viajou a convite da GlexSummit.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt