Barco histórico volta a navegar e já prevê passeios turísticos

Publicado a
Atualizado a

O tradicional barco de "ala arriba", que antigamente fazia o transporte de pessoas e mercadorias, regressou ontem ao rio Lima, em Lanheses, Viana do Castelo, fruto da iniciativa daquela junta de freguesia para constituir um trajecto turístico pelo património construído e natural. O objectivo passa por implementar um percurso turístico com recurso ao histórico barco agora recuperado. "É muito importante porque simplesmente já não há nenhum exemplar deste tipo, apesar de a própria freguesia, na sua heráldica ter lá o barco", explicou ao DN Ezequiel Vale, presidente da Junta de Lanheses. Trata-se de uma embarcação com vela e leme, com cerca de 15 metros de comprimento e que fazia a ligação pelo rio Lima entre Viana do Castelo e Ponte da Barca, transportando mercadorias e pessoas.

A versão do século XXI desta embarcação decorreu nos últimos meses, a cargo de Manuel João Rocha, um pescador da freguesia. "Tem capacidade para transportar umas 40 pessoas. Mas posso-lhe garantir que se metermos aqui dentro oito a dez toneladas de carga não vai abaixo", explicou o autor, também conhecido por "Caninhas" e que será o timoneiro do barco, lançado ontem à água.

"A nossa ideia é que, de vez em quando, seja também posto ao serviço de passeios turísticos no rio Lima", acrescentou Ezequiel Vale.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt