As melhores fotografias do ano. Conheça os vencedores do World Press Photo

A Fotografia do Ano ilustra um episódio que ocorreu durante os primeiros dias da Guerra na Ucrânia.
Publicado a: 
Atualizado a: 

"Mariupol Maternity Hospital Airstrike", a imagem que ilustra uma mulher grávida ferida a ser transportada de uma maternidade que foi atacada em Mariupol, na Ucrânia, é a Fotografia do Ano do World Press Photo.

A fotografia, da autoria de Evgeniy Maloletka, para a Associated Press, foi tirada em 9 de março de 2022 e a mulher presente na foto, Iryna Kalinina, morreu pouco tempo depois junto do seu bebé que nasceu morto.

Facebookfacebookhttps://www.facebook.com/WorldPressPhoto/posts/pfbid0PywLY8MGh7DXd458fDj39zQtpxTTBwsmziGJTXMiKAZR9EpMWTFjDgyXTk7DnxRzl?__tn__=-R

Na categoria de "História do Ano", a World Press Photo elegeu "The Price of Peace in Afghanistan" de Mads Nissen (Dinamarca) como vencedor. A imagem conta a história do jovem afegão Khalil Ahmad, que teve de vender o seu rim para ajudar os pais a comprar alimentos para a família. Após a operação, Khalil sofre de dores crónicas e já não tem forças para praticar futebol e críquete.

Já o vencedor do prémio "Projeto a Longo Prazo" é o projeto intitulado "Battered Waters", de Anush Babajanyan (Arménia). O conjunto de fotografias tiradas para a National Geographic Society reflete a falta de acesso à água na Ásia Central. Nas imagens, vê-se uma parte do rio Amu Darya, no Uzbequistão, e a sua água de cor vermelha escura causada pela diminuição dos níveis de água no rio.

"Here, The Doors Don't Know Me" de Mohamed Mahdy (Egito), é a fotografia vencedora da categoria "Formato Aberto". Utilizando imagens encontradas e a própria fotografia do artista, este projeto apresenta "uma elegia a um modo de vida comum sobre o desaparecimento".

Diário de Notícias
www.dn.pt