Amândio de Carvalho o dirigente em Saltillo

Vice-presidente da FPF, pela primeira vez, em 1983, ficou associado ao caso Saltillo como chefe de delegação no México 86
Publicado a
Atualizado a

Amândio de Carvalho dedicou toda a sua vida ao movimento associativo e em particular ao futebol. Eleito vice-presidente da Associação de Futebol de Setúbal, em 1970, foi secretário-geral e responsável pelo futebol juvenil, numa primeira passagem que se prolongou até 1983. Nesse mesmo ano foi eleito vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Responsável pelas selecções nacionais A que participaram no Europeu 84, em França, e no Mundial 86, disputado no México, o dirigente ficou para a história do futebol português associado ao caso Saltillo, onde foi o chefe da delegação portuguesa. De regresso à Associação de Setúbal, em 1989, na qualidade de secretário-geral, Amândio de Carvalho foi sufragado para a presidência daquela associação, em 1991, onde ficou até 1998, altura em que retornou à FPF como vice-presidente administrativo, cargo no qual se manteve desde então.

Amândio de Carvalho nasceu no Montijo em 1937. Praticante de ténis de mesa, basquetebol e futebol. Chegou a integrar a selecção de juniores de futebol da Associação de Setúbal. Em 1958, tirou o curso de treinador de futebol no antigo INEF. Profissionalmente, e depois de ter tirado o Curso Industrial, foi professor no Montijo. Trabalhou depois na Firestone Portuguesa desde 1961.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt