Alemanha levanta restrições a viajantes de Portugal
A Alemanha vai levantar as restrições a viajantes de Portugal, anunciou esta segunda-feira o Instituto Robert Koch.
Além de Portugal, Reino unido, Irlanda do Norte, Rússia, Índia e Nepal serão removidos da lista de variantes do vírus na quarta-feira. Em vez disso, serão classificados como área de alta incidência.
Isto significa que a proibição de entrada na Alemanha atualmente em vigor será levantada e que as pessoas provenientes de áreas de alta incidência que estejam totalmente vacinadas ou recuperadas de covid-19 não precisam de fazer quarentena à chegada a solo alemão.
Já as pessoas não vacinadas a partir de áreas de alta incidência devem fornecer um teste negativo à covid-19 antes da partida para a Alemanha e fazer quarentena durante dez dias após a chegada ou durante cinco dias caso desde que apresentem novo teste negativo.
Na semana passada, a chanceler Angela Merkel adiantou que a Alemanha relaxaria em breve as regras de viagem para pessoas que chegam do Reino Unido, devido ao facto de a variante Delta estar já disseminada e mambos os países.
As autoridades sanitárias da Alemanha colocaram Portugal na lista vermelha, uma decisão que vigora desde 27 de junho e que obriga todos os viajantes provenientes do território português a uma quarentena de 14 dias. Na origem estará o aumento da taxa de incidência de Portugal.
Entretanto, Bruxelas pressionou Berlim a adotar uma abordagem coordenada com a União Europeia em relação a viagens, propondo que vacinados com pelo menos uma dose e recuperados da covid-19 não sejam submetidos a medidas restritivas como quarentenas ou testes.
A 1 de julho, entrou em vigor o certificado digital covid-19, que é gratuito e funciona de forma semelhante a um cartão de embarque para viagens, com um código QR para ser facilmente lido por dispositivos eletrónicos e na língua nacional do cidadão e em inglês.
A interdição alemã às viagens de Portugal era a única proibição na União Europeia quando entrou em vigor o certificado digital covid-19.
Já na quinta-feira, a Alemanha admitiu um desagravamento da avaliação de Portugal, atualmente na "lista vermelha" de viagens por ser uma "zona de variantes" do SARS-CoV-2, devido à também expectável progressão da variante Delta no território alemão.