A redação, tradicionalmente associada a um local de trabalho 'movimentado', foi o local que mais curiosidade levantou aos mais novos, na busca por informações sobre as várias editorias ali instaladas..O seu funcionamento assenta numa estrutura hierárquica, sendo associada pela sua forma da sua mesa central a um 'sol'. As editorias encontram-se organizadas por filas, equiparadas aos 'raios' (de sol), onde jornalistas e editores preparam o seu trabalho. ."A redação funcionou como um ponto de ligação entre o que fora dito sobre a informação e as caraterísticas de uma notícia, uma vez que os alunos conseguiram visualizar de perto o que já tinham imaginado sobre o local", referiu Nuno Sanches, professor de História e de Geografia. .Encantados com a escrita de notícias, os alunos assumiram-se como jornalistas, enfrentando o desafio de criar uma primeira página. Tendo em conta as mudanças ocorridas com as novas tecnologias, os mais novos produziram as suas notícias consultando o site do DN..Atingido o primeiro passo (a consulta das fontes de informação), chegou a hora de 'dar vida' à primeira página, tarefa que, segundo Miguel Tavares, "foi aliciante". "A possibilidade de escrever notícias foi a oportunidade de participar no mundo real dos jornalistas", concluiu o jovem de 13 anos.