Bruna de Castro, 26 anos, e Diana Pinto Guimarães, 38, tornaram-se amigas na farmácia onde ambas trabalhavam. Desde há um mês são sócias de uma loja online de acessórios de luxo em segunda mão. É a Efforie, que tem para venda artigos certificados de marcas como Gucci, Louis Vuitton, Prada, Chanel e Saint Laurent. O pouco tempo que passou desde o lançamento ainda não permite grandes balanços em termos de retorno financeiro, mas já deu para concluir que um dos objetivos foi alcançado: darem-se a conhecer e serem procuradas para compras e vendas de acessórios de moda de luxo em segunda mão.."Todos os produtos que temos estão em ótimo estado, e queremos que o cliente sinta que está a fazer uma compra como qualquer outra, de um produto de luxo novo", diz Bruna, explicando que a Efforie garante uma avaliação rigorosa na autenticação e certificação dos produtos. Todas as peças que disponibilizam têm certificado ou fatura de compra que comprova a sua autenticidade e, na ausência destes, a marca recorre ao Entrupy, um sistema que garante essa certificação. "As pessoas podem ter total confiança", diz..Malas, cintos e carteiras são os acessórios disponíveis no site da Efforie. Dos 139 euros de um cinto da Moschino aos 5.130 euros de uma mala da Chanel. "É possível encontrar atualmente na Efforie produtos novos, por usar e ótimas oportunidades", afirma Bruna de Castro. Tudo com preços mais acessíveis, que dependem de vários fatores, como a marca, o estado da peça ou o facto de esta ainda estar ou não à venda. "Queremos que seja uma venda justa"..Bruna, licenciada em marketing, era a responsável pela loja online da farmácia. Diana era farmacêutica. Ambas tinham em comum a paixão pela moda. Quando a primeira decidiu abandonar esse emprego a tempo inteiro e aventurar-se na prestação de serviços de marketing, acharam que era tempo de arriscar neste projeto comum. "Uma vez que este tipo de produtos tende a ter ótima qualidade e a ser estimado ao máximo, há realmente uma grande oportunidade para um mercado circular, de compra e venda deste tipo de produtos", analisa Bruna. "Além de querermos contribuir para um consumo sustentável e mais responsável, acreditamos que este mercado irá crescer nos próximos anos e a compra de produtos de luxo em segunda mão ficará completamente normalizada e para uma grande parte do público será a primeira opção", acrescenta..Para estas amigas sócias se uma peça está há há mais de um ano no armário sem ser usada é sinal de que deve ser vendida. "Não são produtos que se justifiquem ficar parados e as pessoas precisam de uma solução rápida e fácil para os venderem", diz Bruna, a responsável pelo marketing. "Normalmente são bens estimados e não faz sentido ficarem parados", defende..Por agora, a Efforie é apenas uma loja online, mas as duas sócias planeiam abrir espaços em Braga e no Porto, sempre com foco nos acessórios de luxo..sofia.fonseca@dn.pt