A crise da família Ball: Lonzo falha na NBA, LiAngelo rouba na China
A família Ball é, provavelmente, a mais mediática do desporto profissional norte-americano. Com três irmãos cotados como excelentes prospetos de basquetebolistas e um pai linguarudo com sede de protagonismo, os Ball conquistaram espaço nos media dos Estados Unidos, amplificado desde a entrada de Lonzo, o mais velho dos três irmãos, na NBA, escolhido para liderar em campo o projeto de recuperação dos históricos Los Angeles Lakers.
No entanto, o protagonismo dos Ball atingiu nesta semana território negativo, com Lonzo e o seu irmão LiAngelo em destaque pelos piores motivos: se o rookie dos Lakers é notícia pelas dificuldades que está a sentir para se impor na NBA, ameaçando recordes históricos negativos, LiAngelo conseguiu fazer pior ao ser apanhado a roubar um par de óculos Louis Vuitton, com mais dois colegas, numa loja na China, onde a sua equipa universitária (UCLA) se encontra para disputar um jogo de início de época.
LiAngelo, de 18 anos, o irmão do meio entre os Ball (o mais novo é LaMelo, de 16, ainda no basquetebol colegial), foi detido pelas autoridades chinesas e entretanto libertado sob fiança, juntamente com os outros dois colegas de equipa, com ordem para permanecerem no hotel até se clarificar a situação legal. Com quase toda a família Ball na China (à exceção de Lonzo), onde aproveitava para gravar episódios da segunda temporada do reality show Ball in the Family, o caso de LiAngelo está a ser tratado com pinças pela família, pela universidade e pela diplomacia dos EUA, numa altura em que Trump está em viagem oficial à China. E o lóbi inclui até o multimilionário dono da gigante tecnológica Alibaba, Jack Ma, na tentativa de livrar LiAngelo de ter de cumprir uma pena de prisão, segundo alguns media americanos.
Enquanto isso, do outro lado do mundo, Lonzo Ball vai sofrendo não só com as notícias sobre o irmão como com a sua percentagem de lançamento na NBA. O rookie dos Lakers voltou a não se relacionar bem com o cesto na derrota frente aos Washington Wizards (111-95), acertando só três de 11 lançamentos, e passou a ter a segunda pior marca de sempre em lançamentos de campo para um jogador da NBA ao fim dos 12 primeiros jogos na liga - 29,2%, melhor apenas do que Wayne Hightower, um poste dos San Francisco Warriors em 1962-63.