7 de Julho: o atentado bombista em Londres

Aquilo que todos os britânicos temiam aconteceu no dia 7 de Julho de 2005. Ao início da manhã, três bombas explodiram na rede de metro e num autocarro de Londres, fazendo mais de meia centena de mortos e pelo menos sete centenas de feridos.
Publicado a
Atualizado a

Na origem daqueles que foram os piores atentados no Reino Unido desde Lockerbie, em 1988, estiveram quatro extremistas islâmicos que actuaram como bombistas suicidas. Alguns deles tinham estado recentemente a receber instruções em madrassas paquistanesas. Alguns dias mais tarde, a 21 de Julho, outros extremistas tentaram repetir o ataque. Foram mal sucedidos e acabaram presos, uns em Londres, outros em Birmingham, mas também em Roma, na Itália, à luz do mandado de captura europeu.


A ameaça terrorista mantém os serviços secretos e as forças de segurança britânicas em constante alerta e em 2006, em Agosto, foi desmantelada uma alegada conspiração para fazer explodir uma série de voos que faziam a ligação entre o Reino Unido e os Estados Unidos. A seguir a isto foram aprovadas, a nível da União Europeia, uma série de restrições em relação à quantidade de líquidos que os passageiros podem transportar na bagagem de mão.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt