40.ª edição arranca hoje com desfiles, cinema e conferências

A 40.ª edição da ModaLisboa, onde serão apresentadas coleções para o próximo inverno, arranca hoje com desfiles, cinema, venda ao público e conferências, no Pátio da Galé e no Museu do Design e da Moda (Mude), em Lisboa.
Publicado a
Atualizado a

Hoje, os desfiles arrancam às 18:00 com a apresentação das peças do designer de joias Valentim Quaresma. Segue-se, às 19:30, a apresentação da coleção da polaca Monika Ptaszek, que vem a Lisboa no âmbito de um protocolo entre a Associação ModaLisboa e a semana da moda da Polónia.

O encerramento do primeiro dia cabe a Ricardo Dourado, que irá apresentar as suas propostas para o próximo inverno pelas 21:00.

Antes dos desfiles, pelas 16:00, está marcada a abertura do 'Wonder Room', um espaço no Torreão Poente do Terreiro do Paço, em que participam, segundo a diretora da ModaLisboa, "microempresas ligadas ao design, que não representam só moda, mas as várias disciplinas que a moda toca, além do vestuário".

É no 'Wonder Room' que as marcas portuguesas Cardume, Rualidade, Rasto, Roda Gira, ELLG, Urso Tigre, Viiivelavie, Light Box Leal, Senhor Prudêncio, Common, Dez/Dez, Catarina Ferreira e Ideal & Co (que não se apresentam em desfiles no evento) "podem dar-se a conhecer aos média e ao público em geral e vender também", explicou Eduarda Abbondanza

Nesta edição há outras iniciativas abertas ao público em geral, como as 'Fast Talks About Fashion' ('conversas rápidas sobre moda'), que decorrem hoje às 17:00 no Mude.

O museu irá servir também de sala de cinema, com a exibição, de entrada livre, do documentário "The Eye has to Travel" sobre a francesa Diana Vreeland, falecida em 1989, que foi colunista e editora de duas das revistas de moda Vogue e Harper's Bazaar.

Hoje o filme é exibido às 19:00 e no sábado e no domingo às 18:00.

No âmbito da ModaLisboa, a Loja da Atalaia, situada na Avenida Infante D.Henrique, junto à discoteca Lux, irá apresentar, segundo a organização, "um coletivo de designers que acredita que a arte está sempre em primeiro lugar".

A Lisboa, o Art Comes First (Arte vem primeiro) traz 'The Coal', que passou já por Florença (Itália), Paris (França) e Londres (Inglaterra).

O projeto 'The Coal' juntou os sete designers em torno da ideia 'Pack Essential' ('embalar o essencial'), através da criação de peças fundamentais para o homem em movimento.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt