17 pessoas intoxicadas em carro incendiado em túnel
O incêndio deflagrou numa altura em que havia bastante trânsito no local, incluindo um autocarro com turistas, situação que provocou pânico nas pessoas e 17 feridos ligeiros devido à inalação de fumos tiveram de ser socorridos no hospital do Funchal. Uma hora antes do incidente, quem passou pelo túnel já verificou que este se encontrava às escuras.
Os dois sentidos da via-rápida estiveram encerrados mas, entretanto,mas regressaram à normalidade. Esta é segunda situação deste género em dez dias. A 29 de janeiro um camião incendiou-se no interior que liga a Madalena do Mar e o Arco da Calheta.
Já em 2001, o alerta foi lançado nas "Jornadas de Prevenção e Segurança na Floresta de Betão" , realizadas em Machico (Madeira). Fernando Curto, presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, reconheceu a a necessidade de se criarem verdadeiras condições de segurança nos túneis rodoviários da Madeira, a região nacional onde eles existem em maior número. Na ilha há quase cem túneis, conhecidos localmente por "furados", sendo o da Encumeada o maior do país, com mais de três quilómetros.
Para Fernando Curto, as falhas são mais que muitas. "Todos os túneis com comprimento superior a 2,5 quilómetros deveriam ter parqueamento no interior ou para os bombeiros, ou para acidentados", lembrou, acrescentando que deviam estar "devidamente identificadas as saídas de marcos de água ou bocas de incêndio".
O responsável lamentou, na altura, que nos túneis não existam "corrimões capazes de ajudar as pessoas em caso de acidente", nem "um circuito vídeo permanente e ligado".
O então secretário regional do Equipamento Social, Santos Costa, desvalorizou na altura os perigos apontados. Santos Costa garante que está a ser feito um verdadeiro esforço para tornar os túneis mais seguros. "Os túneis da Madeira estão a ser alvo de atuações, da implementação de medidas de segurança", mas admitiu que em alguns que já se encontravam abertos ainda tinham falhas.