"Não existem mulheres feias, apenas desleixadas"

Publicado a
Atualizado a

Wanted é a mais recente aposta da marca Helena Rubinstein na área da perfumaria, após uma ausência de quase cinco décadas, depois de White Magnólia (1954). A marca tem no seu historial outros três aromas: Apple Blossom (1948) e Heaven Scent (1952).

Chaja Rubinstein, a mais velha de oito irmãos, nasceu a 25 de Dezembro de 1870, numa cidade polaca, chegando a estudar medicina, na Suíça, curso que não terminou. Em 1920, muda-se para a Austrália, onde decide abrir uma pequena loja de produtos de cosmética, fabricados por si à base de lavanda, depois de se aperceber que as mulheres locais não cuidavam convenientemente da pele.

É nesta altura que Chaja decide mudar de nome para Helena.

Em 1908, casa com o jornalista norte-americano Edward William Titus, de quem tem dois filhos - Roy (1909-1989) e Horace (1912-1958). Titus ajuda a promover o negócio da mulher através de artigos e funda uma agência de publicidade para gerir a imagem da marca.

Em 1912, mudam-se para Paris, onde Rubinstein abre um salão de beleza. De estatura pequena (1,47m), poucos atractivos físicos e portadora de um feitio pouco delicado, Helena Rubinstein tinha uma paixão por roupas bonitas, jóias caras e obras de arte. Era amiga pessoal de Picasso e Dalí, entre outros artistas, que chegaram a pintar quadros dela e para ela. No entanto, esta mulher de negócios, que defendia que "não existem mulheres feias, apenas desleixadas", era também conhecida por ser forreta e levar para o trabalho o seu almoço numa lancheira.

Com a I Guerra Mundial a começar, o casal muda para Nova Iorque, abrindo diversos espaços de beleza. Em 1928, após anos de sucesso, Rubinstein vende o seu império à Lehman Brothers por mais de 7 milhões de euros.

Antes da Grande Depressão volta a comprar a empresa por menos de um milhão de euros e reconstrói seu império. Abre vários salões de beleza nos Estados Unidos, ensina as mulheres a cuidarem de si, investe em produtos que cuidam da pele e em gamas de maquilhagem.

Em 1937, divorcia-se de Titus e volta a casar, com um homem 23 anos mais novo, o alegado príncipe Artchil Gourielli-Tchkonia (1895-1955). Helena Rubinstein morre a 1 de Abril de 1965.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt