"A Lã e a Neve" estreia-se hoje em Guimarães

A relação especial entre gémeos verdadeiros inspirou a coreógrafa Madalena Victorino a criar o espetáculo "A Lã e a Neve", cuja estreia nacional está prevista para hoje, no âmbito da Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura.
Publicado a
Atualizado a

A coreografia será apresentada até domingo, às 22:00, na Caixa Negra da Fábrica ASA, em Guimarães, integrada no ciclo Guimarães, Cidade da Dança, e será depois apresentada em Lisboa, na Culturgest, a 15 e 16 de dezembro.

Em agosto deste ano, quando Madalena Victorino fez o convite online, à procura de gémeos verdadeiros para participarem na coreografia, revelou à agência Lusa que tinha recebido cerca de meia centena de respostas.

Muito interessada na relação entre a arte a sociedade, e na pedagogia na dança, Madalena Victorino tem vindo a fazer um trabalho criativo com a participação de populações de algumas zonas do país.

Nascida em 1956, em Lisboa, foi cofundadora, em 1991, do Fórum Dança, associação cultural sem fins lucrativos que promove a dança nas áreas da educação, investigação, coreografia, interpretação e produção artística.

"A Lã e a Neve", cujos ensaios começaram em setembro, vai debruçar-se sobre "a beleza e o enigma da comunicação, e também sobre o inverno", porque Madalena Victorino gostava de "recuperar uma das estações do ano, já que as estamos a perder".

Os gémeos que vão colaborar no projeto serão usados como fonte de pesquisa, porque a coreógrafa sempre quis investigar uma forma de relação que considera especial.

Na peça participam ainda nove intérpretes profissionais da área da dança, de várias nacionalidades, entre as quais Portugal, Espanha, França e Roménia.

A música da coreografia "A Lã e a Neve" tem autoria de Carlos Bica e de João Paulo Esteves da Silva.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt