8 coisas que aconteceram quando o Facebook nasceu

Publicado a
Atualizado a

Em 2004 nem tudo passou pelo nascimento do Facebook. Nem Mark Zuckerberg quando criou a rede social, que o tornou num dos homens mais ricos do mundo, sonhava o impacto que a plataforma iria ter.

Hoje mais de mil milhões de pessoas estão no Facebook. Um fenómeno que tornou a plataforma social objeto de estudos universitários.



Saiba mais: Facebook. Os números de uma década


A lista não é exaustiva, mas fique a conhecer outros temas que marcaram 2004:

1. Britney Spears casou-se

Foi o ano dos dois casamentos (um deles relâmpago) de Britney Spears. A cantora de Oops I did it again casou nesse ano com Kevin Federline (de quem tem dois filhos) e com o amigo de infância Jason Alexander, cujo casamento foi anulado dias depois.

Em 2004 foi eleita pela revista masculina FHM a mulher mais sexy do mundo e, sinal da popularidade da ex-Mickey Mouse Club, Britney Spears foi a palavra mais pesquisa esse ano no Google.



2. Janet, Timberlake e o Nipplegate


Era para ser uma atuação 'normal' de Super Bowl, mas o concerto que juntou Janet Jackson e Justin Timberlake acabou por ganhar contornos de escândalo. A meio da atuação Timberlake puxa do topo de Janet revelando mais do que os espectadores da final do jogo da NFL (Liga Nacional de Futebol) estavam à espera. O Nipplegate, como ficou conhecido, levou a Federal Communications Commission (FCC) a multar a CBS (que transmitia o jogo) em 550 mil dólares, mais tarde anulada pelos tribunais.

Veja aqui

3. Sem Friends

Os fãs de Friends ainda hoje têm 6 de maio de 2004 gravado a ferro e fogo. Foi o dia em que a comédia que lançou a carreira de Jennifer Aniston (Rachel Green) chegou ao fim. Ao todo foram 236 episódios de uma sitcom em que Lisa Kudrow cantava Smelly Cat. Tema que inspirou o nome dos Gato Fedorento.



Leia também: 5 conselhos para manter a privacidade


4. E o homem mais sexy do mundo é...


Há dez anos, segundo a revista People, era o actor Jude Law empurrado por sucessos como A.I - Inteligência Artificial (2001), Road to Perdition (2002) e Cold Mountain (2003). Em 2004 chegam às salas de cinema seis filmes em que Jude Law participa - I Love Huckabees; Lemony Snicket's A Series of Unfortunate Events; Sky Captain and the World of Tomorrow; Alfie, Closer e O Aviador.



5. O ano em Dan Brown se torna milionário


O Código Da Vinci foi publicado em abril de 2003 e rapidamente se transformou num fenómeno mundial. Em 2004 era best seller do New York Times e fez parte da lista dos livros mais vendidos nesse ano pelo USA Today. O livro colocou meio mundo a discutir o Priorado de Sião e a origem divina de Jesus. O quarto livro de Dan Brown foi em 2006 adaptado ao cinema. Hoje os romances de Brown são publicados em 52 línguas e já venderam mais de 200 milhões de cópias.

6. Reagan, Bush e CIA

Foi o ano em que Ronald Reagan, o presidente republicano que com Gorbachov acabou com a Guerra Fria, morreu e que os Estados Unidos veem reeleito George W. Bush, que vence o candidato democrata John Kerry. Foi também o ano em que a CIA admite não ter encontrado provas de armas de destruição massiva que justificaram a invasão do Iraque.



7.Orlando Bloom e Simpsons


A revista People até podia considerar que Jude Law era o homem mais sexy do mundo, mas no Google as pesquisas revelavam outro nome: Orlando Bloom. Um ano antes Bloom era protagonistas de O Senhor dos Anéis - O Regresso do Rei e O Pirata das Caraíbas - A Maldição do Pérola Negra. Mas se Orlando Bloom dominava a lista dos homens mais pesquisados no motor de busca, em 2004 no que toca a séries de televisão era Os Simpsons.

8. E por Portugal...

Foi o ano em que Pedro Santana Lopes sobe a primeiro ministro, depois da saída de Durão Barroso, para presidir a Comissão Europeia. Passados poucos meses, Jorge Sampaio dissolve a a Assembleia da República, seguindo-se a demissão de Santana Lopes. O PS, liderado por José Sócrates, vence as eleições legislativas no ano seguinte. Foi também o ano do Campeonato Europeu de Futebol. O país apostou em estádios de futebol para o Euro 2004, para ver a seleção perder na final com a Grécia.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt