Embaixada dos EUA alerta para ataque terrorista iminente em Moscovo

Embaixada dos EUA alerta para ataque terrorista iminente em Moscovo

Alerta surge horas depois de os serviços de segurança russos terem anunciado ter frustrado um tiroteio planeado numa sinagoga por parte de uma célula do Estado Islâmico.
Publicado a
Atualizado a

A embaixada dos Estados Unidos na Rússia alertou que “extremistas” tinham planos iminentes para um ataque em Moscovo, horas depois de os serviços de segurança russos (FSB) terem anunciado ter frustrado um tiroteio planeado numa sinagoga por parte de uma célula do Estado Islâmico, avança a Reuters.

A embaixada apelou repetidamente a todos os cidadãos norte-americanos para deixarem a Rússia imediatamente e, embora não tivesse dado mais detalhes sobre a natureza da ameaça, disse que as pessoas deveriam evitar concertos e multidões e estar atentas ao que as rodeia.

“A embaixada está a acompanhar os relatos de que os extremistas têm planos iminentes de atingir grandes multidões em Moscovo, podendo incluir concertos, e os cidadãos dos Estados Unidos devem ser aconselhados a evitar grandes aglomerados nas próximas 48 horas”, disse a embaixada no seu site.

Não ficou claro se o alerta da embaixada americana em Moscovo e o anúncio dos serviços de segurança russos estavam relacionados.

O FSB disse que uma célula do Estado Islâmico estava a operar na região russa de Kaluga e é conhecido como ISIS-Khorasan.  Este grupo apareceu pela primeira vez no leste do Afeganistão no final de 2014 e estabeleceu uma reputação de extrema brutalidade. 

A célula “estava a preparar-se para atacar os fiéis de uma sinagoga com armas de fogo”, afirmou o FSP.

Quanto foram atacados, os militantes do grupo ofereceram resistência e foram “neutralizados” pelo fogo das forças especiais russas. “Armas de fogo, munições, bem como componentes para o fabrico de um artefacto explosivo improvisado foram encontrados e apreendidos”, disse o FSB.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt