Força Aérea acompanhou passagem de três navios russos ao largo de águas nacionais
Força Aérea portuguesa

Força Aérea acompanhou passagem de três navios russos ao largo de águas nacionais

Este ano, a Força Aérea já realizou 15 missões de monitorização de navios de bandeira russa, tendo sido identificados mais de 20 navios daquela federação a cruzar o espaço sob responsabilidade nacional.
Publicado a
Atualizado a

A Força Aérea portuguesa acompanhou, na segunda e terça-feira, a passagem de três navios russos ao largo de águas nacionais, anunciou esta quarta-feira este ramo.

Em comunicado, a Força Aérea avançou que "tem estado a acompanhar embarcações de bandeira da federação russa, tendo nos últimos dois dias monitorizados três navios".

Na terça-feira, a Força Aérea acompanhou o navio russo 'ATLANTNIRO', "enquanto navegava fora da Zona Económica Exclusiva nacional, em direção a Sul, ao largo da zona de Coimbra".

"Apesar de se apresentar com uma configuração de navio de pesca, aquela embarcação está associada a atividades de investigação e pesquisa", lê-se na nota.

Na segunda-feira, dia 2 de setembro, a Força Aérea "monitorizou outros dois navios de bandeira russa, enquanto cruzavam a Zona Económica Exclusiva nacional".

"Num voo que durou três horas e vinte minutos, os militares da Força Aérea acompanharam os navios-tanque 'GENERAL SKOBELEV' e 'YAZ', quando se encontravam a navegar fora do mar territorial português, seguindo em direção a Norte, e ao largo da costa portuguesa entre a Figueira da Foz e Viana do Castelo. De referir que aqueles dois navios já haviam sido monitorizados este ano, igualmente a cruzar o espaço marítimo sob responsabilidade portuguesa", é indicado.

As duas operações decorreram no âmbito de missões relacionadas com o Sistema de Fiscalização e Controlo das Atividades de Pesca (SIFICAP), que "suporta as ações de vigilância, fiscalização e controlo das atividades da pesca a nível nacional, sendo a Força Aérea uma das entidades competentes e participantes".

Este ano, a Força Aérea já realizou 15 missões de monitorização de navios de bandeira russa, tendo sido identificados mais de 20 navios daquela federação a cruzar o espaço sob responsabilidade nacional, é acrescentado no comunicado.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt