Avião militar II-76
Avião militar II-76D.R.

Avião de carga do exército russo despenhou-se com 15 pessoas a bordo

Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, o avião ia fazer um voo regular. A bordo estavam oito membros da tripulação e sete passageiros. Os serviços noticiosos russos afirmam que não há sobreviventes.
Publicado a
Atualizado a

A Rússia informou esta terça-feira que um avião militar de carga com 15 pessoas a bordo se despenhou quando descolava de um aeródromo a nordeste de Moscovo para um voo programado.

"Um avião militar de transporte aéreo Il-76 despenhou-se na região de Ivanovo quando descolava para efetuar um voo regular. A bordo estavam oito membros da tripulação e sete passageiros", declarou o Ministério da Defesa em comunicado.

De acordo com informações disponíveis, a causa do acidente pode ter sido um incêndio num dos motores do avião. Os primeiros relatos indicam que o acidente terá ocorrido por volta das 13:00 locais (10:00 em Lisboa).

Segundo um relatório oficial, citado pelas agências internacionais, as 15 pessoas que estavam a bordo do aparelho, oito tripulantes e sete passageiros, morreram no acidente.

O Exército tenta determinar as causas exatas, disseram as agências russas.

Em vídeos publicados nas redes sociais, um avião é visto com uma das asas em chamas.

O avião de transporte militar descolou do aeródromo de Severni para um voo de treino. O Il-76 despenhou-se numa zona arborizada perto de um cemitério no norte da capital regional, a cerca de 300 quilómetros de Moscovo.

O piloto tentou redirecionar o avião e fazer uma aterragem de emergência no aeródromo, mas não conseguiu estabilizar a aeronave e evitar o acidente, de acordo com o mesmo relatório.

Imagens gravadas por uma testemunha, e posteriormente divulgadas pelo portal BAZA, mostram uma secção de uma asa do Il-76 a incendiar-se antes de o avião se despenhar.

A comissão de inquérito do comando central da Força Aérea russa foi enviada para o local para investigar as causas do acidente.

Este incidente coincidiu com um ataque de 'drones' (aparelhos aéreos não tripulados) ucranianos contra várias localidades russas.

No final de janeiro, um Il-76 russo com 65 prisioneiros ucranianos a bordo foi alegadamente abatido por Kiev na região de Belgorod, 40 quilómetros a norte da fronteira ucraniana, de acordo com o Comité de Investigação russo.

Os acidentes com aviões militares causados por problemas técnicos são relativamente comuns na Rússia. Mas o país também sofreu vários desastres aéreos relacionados com a sua ofensiva contra a Ucrânia, lançada em fevereiro de 2022.

Neste momento, nenhum elemento indica que o acidente desta terça-feira esteja relacionado à ofensiva russa.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt