Drones ucranianos atingem bairro na região russa de Saratov. Kiev também atacada

Drones ucranianos atingem bairro na região russa de Saratov. Kiev também atacada

Saratov fica a 900 quilómetros da fronteira. Ucranianos revelam, por seu lado, fortes explosões na capital na sequência de forte ataque da Rússia.
Publicado a
Atualizado a

Um ataque de drones ucranianos atingiu e danificou casas de um bairro residencial de Saratov, na Rússia, revelou segunda-feira o governador regional Roman Basurgin. Devido a este ataque, os voos comerciais foram mesmo suspensos.

"Uma mulher foi hospitalizada em estado grave. Os médicos lutam pela vida dela", disse Basurgin. 

O Ministério da Defesa da Rússia adiantou que os seus sistemas de defesa aérea destruíram nove drones na região de Saratov, que fica a cerca de 900 quilómetros da fronteira com a Ucrânia.

Um dos ataques foi mesmo filmado e divulgado nas redes sociais, vendo-se um drone a embater num prédio, num cenário muito semelhante ao ataque às Torres Gémeas, em Nova Iorque, a 11 de setembro de 2001. 

Ataque russo massivo com grandes explosões ouvidas em Kiev

Pelo menos três pessoas morreram nesta segunda-feira no ataque massivo da Rússia sobre várias regiões da Ucrânia, incluindo Kiev, e que foi dirigido às infraestruturas energéticas do país, disseram as autoridades locais.

Um civil ucraniano morreu na cidade de Lutsk, no noroeste da Ucrânia, outros dois perderam a vida nas regiões de Dnipropetrovsk (centro) e Zaporijia (sudeste) durante o ataque russo.

“Como resultado do ataque inimigo, uma infraestrutura em Lutsk foi danificada. Neste momento temos informações sobre uma morte”, declarou o autarca da cidade, Igor Polishchuk, que já tinha reportado danos num edifício residencial, na rede social Telegram.

Em Dnipropetrovsk, um homem de 69 anos morreu durante o ataque, segundo o governador da região, Sergei Lisak.

Por sua vez, o chefe da Administração Militar de Zaporijia, Ivan Fedorov, comunicou a morte de uma pessoa na região.

De acordo com vários porta-vozes oficiais, o ataque massivo lançado pela Rússia durante as primeiras horas de hoje foi dirigido maioritariamente contra o setor energético ucraniano.

Em Kiev, pelo menos sete grandes explosões foram ouvidas segundo a agência de notícias AFP.

O presidente da Câmara da capital ucraniana, Vitali Klichko, declarou que houve cortes de energia e eletricidade em alguns distritos da capital.

As empresas do setor elétrico ucraniano anunciaram cortes de eletricidade de emergência como resultado do ataque russo.

Um alerta nacional está em vigor contra ataques aéreos em todo o país.

O ataque começou por volta da meia-noite, no que parece ser o maior em semanas.

De acordo com a força aérea ucraniana, vários grupos de ‘drones’ russos a deslocarem-se em direção às regiões leste, norte, sul e central da Ucrânia, seguidos de vários mísseis balísticos e de cruzeiro.

Na vizinha Polónia, os militares disseram que as defesas aéreas polacas e da NATO foram ativadas na parte oriental do país como prevenção ao ataque russo.

Rússia diz que ataque massivo atingiu todos os alvos em território ucraniano

O Ministério da Defesa russo já veio entretanto que foi um sucesso o "ataque massivo" contra instalações energéticas na Ucrânia com mísseis e drones, enquanto Kiev confirmou que 15 regiões foram afetadas pelo ataque.

"Esta manhã, as forças armadas russas realizaram um ataque massivo com armas de alta precisão e longo alcance lançadas através do ar e do mar e com 'drones' contra importantes infraestruturas energéticas que permitem o funcionamento do complexo militar-industrial da Ucrânia.

Segundo os militares russos, "todos os objetivos" que Moscovo estabeleceu foram alcançados.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt