O ano de 2016 vai ser cheio de movimentações para os taxistas que trabalham no aeroporto da Portela. Nos primeiros seis meses, a ANA, gestora deste espaço, vai realizar obras que vão tirar lugares aos taxistas da zona das partidas, concentrando-os na praça das chegadas. A partir de julho de 2016, a ANA assegura que estes profissionais vão ter "mais do dobro dos lugares" do que atualmente.."Vão decorrer obras durante seis meses, com início em janeiro de 2016, para melhorar a qualidade e a segurança do aeroporto", através da instalação, por exemplo, de torniquetes, à semelhança do que já aconteceu no Porto e em Faro. .Os táxis que atualmente ocupam esta zona "vão ser deslocalizados para a zona das chegadas", onde já existe a praça para estes automóveis, referiu fonte oficial ao DN/Dinheiro Vivo..Assim que estas obras terminarem, o aeroporto vai voltar a ter duas zonas para táxis, com "mais do dobro dos lugares" do que atualmente, assegurou fonte oficial da entidade liderada por Jorge Ponce de Leão..Esta foi a resposta à denúncia apresentada por uma das associações do setor, a ANTRAL, que acusou a empresa de "pura e simplesmente permitir a retirada de uma praça que está ali para benefício do público em geral", referiu em comunicado enviado às redações. A associação liderada por Florêncio de Almeida indicou também que este espaço seria "convertido num centro comercial" e acusou a ANA, detida pelos franceses da Vinci, de tomar uma decisão que seria da competência da Câmara Municipal de Lisboa, "ouvindo obrigatória e antecipadamente a ANTRAL e o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT)"..A ANA, em resposta, diz que o local de paragem destes automóveis na zona das partidas "não pertence à praça de táxis", pelo que, no entender da gestora do aeroporto, não seria necessária uma autorização da câmara liderada por Fernando Medina..As obras da ANA no Aeroporto de Lisboa são semelhantes às já realizadas no Porto e em Faro e enquadram-se na lógica "Kiss & Fly", que permite a cada pessoa ir buscar ou deixar passageiros, de forma gratuita, durante 10 minutos. Quando este período é ultrapassado, o utilizador tem de pagar pela permanência do automóvel..Os táxis que trabalharem nestes espaços e que estiverem em tomada de clientes têm de ter uma avença para poder permanecer mais de dez minutos nestes locais. .Este conceito já é utilizado na Europa em aeroportos como Paris, Bruxelas, Londres (Heathrow) e também nos Estados Unidos, em locais como São Francisco, Chicago e Nova Iorque (aeroporto JFK).