ABC na final da Taça Challenge com o Benfica

Bracarenses alcançam o decisivo jogo da competição pelo segundo ano consecutivo
Publicado a
Atualizado a

O ABC assegurou este domingo a segunda presença consecutiva na final da Taça Challenge de andebol, que irá ter como vencedora uma equipa portuguesa, dado que o outro finalista é o Benfica, ao afastar o Dukla de Praga, na República Checa.

Depois de um triunfo pela margem mínima há uma semana na primeira mão, em Braga, por 34-33, o ABC impôs-se na Arena de Praga ao Dukla, por 33-29, depois de ter chegado ao intervalo a vencer por cinco golos de vantagem (16-11).

Com este triunfo, o ABC conquistou a sua terceira presença na final da Taça Challenge, depois de idêntico feito em 2004/05 e 2014/15, onde terá pela frente o Benfica, que sábado confirmou a eliminação dos noruegueses do Fyllingen Bergen.

ABC e Benfica, que repete a presença na final após ter perdido o título em 2010/11, têm agora a oportunidade de conquistar a sua primeira Taça Challenge e secundar o feito do Sporting, que, em 2009/10, foi a primeira equipa lusa a erguer o troféu.

Depois de um bom início do Dukla de Praga, que chegou aos três golos de vantagem (6-3 e 7-4), o ABC, com uma defesa agressiva 3x2x1, surpreendeu o adversário com três golos consecutivos e logrou o empate por Nuno Grilo (7-7).

O Dukla desempatou aos 8-7, mas um parcial de seis golos consecutivos, por Nuno Rocha (2), Diogo Branquinho (2), Pedro Spínola e Miguel Pereira, "cavou" uma vantagem de cinco golos favorável ao ABC (13-8).

Com o treinador Carlos Resende a procurar gerir o esforço da sua equipa, que na quarta-feira decide com o Sporting a presença na final do "play-off" do campeonato português, o ABC atingiu o intervalo com três golos seguidos e a vencer por 16-11.

Ao longo da segunda parte, e evitando cair nas provocações dos jogadores adversários, que remataram por várias vezes junto à cara dos guarda-redes lusos e tiveram condutas antidesportivas com algumas mãos na cara, o ABC geriu a vantagem.

Elegendo como "alvos" Nuno Grilo, Hugo Rocha e Pedro Spínola, além do guarda-redes Humberto Gomes, o Dukla procurou desestabilizar o jogo da equipa bracarense, conseguindo reduzir para a diferença de três golos aos 26-23.

A atitude da equipa portuguesa, mais assertiva do que os checos nas várias ações de jogo, levou a que a vantagem voltasse a disparar para seis golos aos 31-25, com três golos seguidos por João Goncalves, Nuno grilo e Pedro Spínola, com pouco mais de três minutos para jogar.

Até ao final, e pese embora a recuperação mais consentida do que conquistada por parte do Dukla de Praga, o ABC assegurou a passagem à final a Taça Challenge, com um triunfo por 33-29.

Pedro Spínola, com nove golos, foi o melhor marcador da equipa do ABC, enquanto Milan Kotrc, também com nove golos, foi o jogador em destaque nas ações de concretização na equipa checa.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt