Zon vai aumentar 3% o preço dos pacotes no próximo ano

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A Zon vai aumentar, em média, 3% os preços da sua oferta de TV,

internet e voz. Justificação: os pacotes têm que ser ajustados à

inflação.

"É um ajuste de preços normal", garante fonte oficial.

Este ano, a Zon, lembra a mesma fonte, não ajustou os preços à

inflação (2,9%), sendo a estimada para 2013 de 0,9%. O aumento

previsto, ressalva a mesma fonte, não significa que cada cliente

veja a sua fatura aumentar 3%, na medida em que "há ajustes

médios em cada pacote".

A decisão foi conhecida depois dos resultados dos primeiros nove

meses da Zon, com 29,6 milhões de lucros para um EBITDA de 238,2

milhões (+03%). Apesar da subida de 3,9% face ao ano passado, os

lucros em Portugal revelam o impacto da crise no mercado interno.

Também a Portugal Telecom - que apresentou só os resultados sem a

Oi - também viu cair os seus resultados em Portugal. O EBITDA da

operação doméstica foi de 992,9 milhões (-7,7%), com receitas de

2,2 mil milhões de euros (-6,1%). Questionada sobre eventuais

aumentos de preço em 2013, a PT não quis comentar.

Quebra geral

O cinema - onde a Zon é a maior distribuidora - também está em

queda. Não só os portugueses vão menos ao cinema como optam por

filmes 2D em vez de 3D, geradores de maior receita. A subida do IVA

também não ajudou as receitas da Zon neste área, que caíram 10,5%

até setembro, para 39,9 milhões. Também na venda de filmes, as

receitas caíram. Os canais em sinal aberto, com menos publicidade,

estão a reduzir os filmes em grelha, situação que gerou uma

descida até setembro de 3,7%, para 50,4 milhões. Nem a área core

da Zon fica imune. Até setembro, a empresa fixou o número de

clientes de TV em 1,55 milhões, mais 1,3% que no mesmo período do

ano passado. Contudo, esta subida nos clientes - mais 9,1% em

triple-play e mais 197,1% de Íris - não se refletiu em mais

receitas de exploração.

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