A Zon vai aumentar, em média, 3% os preços da sua oferta de TV, . internet e voz. Justificação: os pacotes têm que ser ajustados à . inflação. . "É um ajuste de preços normal", garante fonte oficial. . Este ano, a Zon, lembra a mesma fonte, não ajustou os preços à . inflação (2,9%), sendo a estimada para 2013 de 0,9%. O aumento . previsto, ressalva a mesma fonte, não significa que cada cliente . veja a sua fatura aumentar 3%, na medida em que "há ajustes . médios em cada pacote". . A decisão foi conhecida depois dos resultados dos primeiros nove . meses da Zon, com 29,6 milhões de lucros para um EBITDA de 238,2 . milhões (+03%). Apesar da subida de 3,9% face ao ano passado, os . lucros em Portugal revelam o impacto da crise no mercado interno. . Também a Portugal Telecom - que apresentou só os resultados sem a . Oi - também viu cair os seus resultados em Portugal. O EBITDA da . operação doméstica foi de 992,9 milhões (-7,7%), com receitas de . 2,2 mil milhões de euros (-6,1%). Questionada sobre eventuais . aumentos de preço em 2013, a PT não quis comentar. . Quebra geralO cinema - onde a Zon é a maior distribuidora - também está em . queda. Não só os portugueses vão menos ao cinema como optam por . filmes 2D em vez de 3D, geradores de maior receita. A subida do IVA . também não ajudou as receitas da Zon neste área, que caíram 10,5% . até setembro, para 39,9 milhões. Também na venda de filmes, as . receitas caíram. Os canais em sinal aberto, com menos publicidade, . estão a reduzir os filmes em grelha, situação que gerou uma . descida até setembro de 3,7%, para 50,4 milhões. Nem a área core . da Zon fica imune. Até setembro, a empresa fixou o número de . clientes de TV em 1,55 milhões, mais 1,3% que no mesmo período do . ano passado. Contudo, esta subida nos clientes - mais 9,1% em . triple-play e mais 197,1% de Íris - não se refletiu em mais . receitas de exploração.