Volkswagen: software em motores 3.0 sem problemas na União Europeia
A Volkswagen adiantou esta terça-feira que os dispositivos utilizados nos motores 3.0 V6 a gasóleo não são um problema para o regulador do setor alemão (KBA), segundo o responsável do gigante automóvel no mercado britânico.
Em causa está a utilização em 10 mil automóveis, no mercado norte-americano, de um dispositivo para enganar as emissões de óxido de azoto (NOX) nos motores 3.0 V6, instalados nos modelos Volkswagen Touareg de 2014, Porsche Cayenne de 2015 e Audi A6 Quattro 2016, indicou na semana passada a Agência de Proteção Ambiental (EPA) nos Estados Unidos.
O ‘kit’ fraudulento, explicou, tem um temporizador que é ligado assim que deteta que o veículo está a ser testado na sua emissão de poluentes, o que leva a que o automóvel emita um valor muito abaixo do real, adianta a EPA.
Este é um dos três casos em que a Volkswagen está envolvida nas emissões. Os outros dois referem-se à fraude de óxido de azoto, que afeta 9,5 milhões de veículos em todo o mundo e às “incoerências” nas emissões de dióxido de carbono e consumo de combustível em 800 mil carros em todo o mundo, alguns dos quais a gasolina.