Os sabores da província a caminho da cidade
Do campo para a cidade, com uma incursão pela culinária italiana. É isto que o restaurante Província, bem no centro de Lisboa, promete para o ciclo de jantares 'Da Provinci para o Província' que está a organizar com chefs vindos de paragens mais pacatas. Entre esta terça-feira e 1 de abril, neste espaço acontecem, sempre às terças-feiras, quatro jantares a quatro mãos.
Os convidados são Francesco Ogliari, do Tua Madre, no centro de Évora, Michele Marques, da Mercearia do Gadanha, em Estremoz, Paulo Carvalho, d’O Zagaia, e d’O Batel, ambos em Sesimbra, e Ana Moura, do Lamelas, em Porto Covo. Cada um deles ira preparar uma refeição com o chef executivo da casa, Mário Cardeira. Portanto, se tem saudades dos sabores destas regiões ou dos restaurantes destes chefs, pode matá-las em plena Avenida da República.
“Há muito que tínhamos a vontade de trazer até ao centro de Lisboa alguns dos nossos restaurantes preferidos em Portugal, fazendo jus ao nosso mote de trazer o melhor da província para o centro de Lisboa”, conta Frederico Seixas, um dos sócios do Provincia no documento de apresentação da iniciativa, confessando-se feliz com o elenco desta série de jantares. Trata-se da primeira edição, já que estão previstas outras, mantendo o objetivo de levar à capital os sabores, os produtos e os vinhos das regiões convidadas.
“Estes serão jantares únicos e irrepetíveis, onde cada um dos cozinheiros convidados irá trabalhar em conjunto com o nosso chef, dando sempre destaque a um ingrediente e a um produtor da região do restaurante em questão”, explica Frederico Seixas, referindo que o menu será de partilha para que os clientes possam provar vários pratos.
Na estreia no 'Da Província para o Província', na terça-feira (dia 18), acontece uma espécie de regresso a casa. Francesco Ogliari, que esteve envolvido na consultoria gastronómica do restaurante, aproveita o dia de encerramento do Tua Madre, em Évora, para apresentar algumas propostas em Lisboa. O jantar contará com, entre outros pratos, Bruschetta de língua e burrata, Agnolotti de cozido e grão e Saltimboca de porco preto, com acelgas e presunto. Já Mário Cardeira fará Salada de favas com barriga de porco, Açorda de corvina e Pudim Abade de Priscos. Um jantar que terá como estrelas o porco da Herdade do Freixo do Meio, de Montemor-o-Novo, e pairing vínico da Herdade Cortes de Cima, na Vidigueira.
Na terça-feira seguinte, dia 25, o jantar com a chef Michele Marques, da Mercearia do Gadanha, em Estremoz, terá como produtor escolhido o Pasto Alentejano, de Sousel, e os vinhos serão da Adega Monte Branco, em Estremoz. A chef vai preparar Pastel de cação com molho de coentrada, Codornizes fritas e Perna de borrego assada; enquanto o responsável pela cozinha da casa servirá Salada de polvo grelhado com pil pil de pimentos assados, Polenta cremosa de tomate seco e azeitonas Taggiasca com borrego grelhado e Ravioli de queijo de cabra.
As ementas dos dois outros jantares da iniciativa ainda estão a ser preparadas, mas a garantia é que serão igualmente “memoráveis”, como prometem as imagens aqui reproduzidas, msmo não correspondendo àquilo que será servido.
Aberto de 2020, em plena pandemia, o Província é um restaurante do Grupo Non Basta, proprietário dos Pasta Non Basta, localizados nas Avenidas Novas e Alvalade, em Lisboa, e em Cascais, do Memoria, em Campo de Ourique, ou do Madrasta, em Paço d'Arcos. A cozinha italiana é o foco deste espaço, com um bar em mármore, decoração intimista e sala a meia luz.
Da carta atualmente em vigor fazem parte, por exemplo, nas entradas, Bruschetta de fiambre de borrego com radicchio e maionese de alho assado e Ovos cremosos com trufa e parmesão, nos pratos pricipais, Gnocchi com rabo de boi no forno, Empada de pato com enchidos de porco preto e cogumelos ou ainda Massa Mafaldine com burrata e beringelas fumadas, além de Rabanada com café affogato nas sobremesas.