Viver
23 junho 2022 às 05h00

Um São João com luxo e sem confusões

Vários hotéis do Porto e de Vila Nova de Gaia promovem ofertas especiais para fazer a festa esta noite. Há arraiais com sardinhas e caldo verde, mas também menus especiais e até vista privilegiada para o fogo-de-artifício numa embarcação.

DN

Este ano não há palco nos Aliados, mas haverá outros três e a festa promete ser de arromba, como não é há dois anos por causa da pandemia. O São João volta a ser celebrado no Porto e, como garantiu o autarca da cidade, Rui Moreira, "é para todos". "Para os que vêm da vizinhança, para os turistas, é para toda a gente", disse Rui Moreira. Espaços de diversão não faltam, mas há ofertas em que se pode viver todo o ambiente longe da confusão e com algum luxo e requinte.

O hotel vínico The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, tem uma oferta especial para o restaurante Gastronómico, com duas estrelas Michelin. Começa com aperitivos no terraço, onde se servem algumas especialidades do chef Ricardo Costa, como Lírio, com alga nori e gengibre, Churros de caviar, Lavagante & Vichyssoise e Ferrero de foie gras e avelã. Segue-se à mesa, um menu que inclui Salada de Tomate 2022 & Sardinhas, Gamba do Algarve com ajo blanco, tremoço e dashi, Lavagante Azul, com raviolis de enguia e aipo e Cordeiro de Leite com couve-flor, panceta ibérica e especiarias. Nas sobremesas, Ostras Doces de Gaia 2022 e Cerejas com chili e cardamomo, terminando com a típica Tripa de chocolate, versão do chef, que é natural de Aveiro. Uma sugestão com o valor de 400 euros por pessoa e que, devido ao facto de não dispor de menu infantil, não é recomendada a menores de 12 anos. O hotel - cujo terraço, de onde se tem vista privilegiada para o fogo-de-artifício, está decorado a preceito e com várias barraquinhas de comida e bebidas e com animação de um DJ - tinha outra opção, por 280 euros, mas essa já está esgotada.

Ali perto, o WOW também se afigura como um bom spot para fazer a festa. Em cada restaurante, há um menu distinto e em todos está incluída a oferta do manjerico e martelo de S. João. A entrada na Praça Central é gratuita e haverá diferentes espaços com sardinhas, entremeada e febras. A seguir ao fogo-de-artifício, a animação está assegurada com espetáculo de video mapping e DJ Groove Salvation até às 3h00.

O The Lodge Hotel, também em Vila Nova de Gaia, preparou igualmente um programa especial para o S. João. À mesa do restaurante Dona Maria poderá desfrutar de um menu composto por cocktail, entradas, um prato de peixe (salmão ao sal) e outro de carne (perna de porco assada à moda da Bairrada), um barbecue de sardinhas e carnes grelhadas e sobremesa composta por uma estação de gelados, e uma trilogia de doces de arraial que inclui churros e farturas, pipocas e algodão doce. Uma oferta com vista privilegiada para o fogo-de-artifício, que tem um preço de 80 euros por pessoa (crianças dos 3 aos 12 anos têm um desconto de 50%).

Para este dia, o hotel tem ainda um pacote especial que inclui o jantar e a possibilidade de ver o fogo-de-artifício numa embarcação. O preço é de 688 euros para um quarto de ocupação dupla com vista para o rio.

Do outro lado do rio, o M.Ou.Co. - Stay, Listen, Play faz jus à sua ligação à música e preparou um arraial tradicional com bailarico para festejar o S. João. À mesa poderá encontrar uma grande variedade de saladas, caldo verde, sardinhas, entrecosto, salsicha fresca, bifanas e frango. Para a sobremesa, haverá pão de ló húmido, pudim de Abade de Priscos, sericaia, bolo de chocolate e rolo de cenoura. O programa custa 24 euros por pessoa.

O YOTEL Porto vai juntar-se aos festejos populares para proporcionar uma noite de diversão, com o restaurante Komyuniti decorado a rigor, música pela noite dentro e um menu muito tradicional. Os chefs MauMau Horsth e Carlos Fernandes do restaurante de fine dining Partilha By Mise en Plac, em Braga, juntam-se à equipa do restaurante na preparação da ementa. As sardinhas e entremeada na brasa serão as principais atrações, bem como o caldo verde e alguns petiscos, como chouriço, morcela e broa de Avintes para abrir a refeição. Para acompanhar, haverá salada de pimentos e sangria, como manda a tradição, e um conjunto de sobremesas.

O jantar será servido a partir das 19h30, em regime buffet, por 25 euros por adulto ou 12,50 euros para crianças entre os 4 e os 12 anos. Ao longo da noite haverá um DJ Set e os típicos martelinhos.

As festas populares do São João no Porto serão, este ano, descentralizadas. O habitual palco na Avenida dos Aliados será substituído por três palcos: um na praça do Rossio nos Jardins do Palácio de Cristal, onde atuam, a partir das 20h00, Romana, Saul e Marante; outro no Largo Amor de Perdição (na zona da Cordoaria), com atuações de Toy e José Malhoa a partir das 22h00; e por último, um na praça da Casa da Música, com Chico da Tina pelas 23h30.

O espaço de diversão na Boavista conta com os habituais carrosséis, carrinhos de choque, matraquilhos, barraquinhas de farturas, de algodão doce, pipocas, pão com chouriço e sardinhas.

Ainda no âmbito das zonas de diversão das Festas de São João, há divertimentos instalados na Alameda das Fontainhas, no Jardim do Calem (em Lordelo do Ouro) e na Avenida D. Carlos I (no Passeio Alegre). Todas as zonas estarão em funcionamento até ao dia 03 de julho.

Tópicos: Porto, São João, viver