Viver
28 novembro 2021 às 07h00

Receita de tarte de requeijão

Esta semana a chef Nikita Polido propõem a receita de uma tarte de requeijão, para fazer em casa.

Edição por Filipe Gil

Ingredientes para a massa:

200 gramas de farinha de trigo

100 gramas de manteiga

30 gramas de açúcar

Sal q.b.

1 ovo

Confeção da massa:

Misturar o ovo com a manteiga e ir incorporando a farinha e amassando. Uma vez amassada, enrolar em película e deixar descansar 20 minutos. Polvilhar a bancada com farinha e estender a massa com o rolo, colocar na tarteira.

Ingredientes para o recheio:

200 gramas de requeijão ovelha

5 gemas

250 gramas de açúcar

150mL leite

30 gramas de farinha trigo

Confeção do recheio:

Misturar o açúcar com as gemas, o leite e a farinha peneirada. Adicionar o requeijão em pedacinhos, ir batendo até ficar homogéneo. Verter o recheio na tarteira e levar 50 minutos a 170ºC. Quando a tarte estiver a corar, tapar com papel de alumínio.

Opção sem glúten:

Substituir a farinha de trigo por farinha de trigo sarraceno.

A chef Nikita Polido aconselha como harmonização para a sua receita de tarte de requeijão um licor de castanha assada Botica.

A chef Nikita Polido está atualmente à frente da cozinha do seu restaurante Celmar no Meco. Além disso dá aulas na Escola de Hotelaria da Setúbal. Trabalhou em Barcelona vários anos a trabalhar em cozinhas como o La Barra do chef Carlos Abellan, com uma estrela Michelin e antes disso foi sous chef no restaurante Bravo 24 e na cozinha do hotel W. Quando regressou a Portugal trabalhou ainda como food stylist no Raw Studio.