Espaço Europa convida alunos do Externato Álvares Cabral e da Escola Rainha Dona Leonor a visitar o Media Lab

Os alunos da Escola Rainha D. Leonor e do Externato Álvares Cabral, visitaram nesta quarta-feira o Media Lab do Diário de Noticias, nas torres de Lisboa, para serem jornalistas da Europa por um dia, a convite do Espaço Público Europeu

A visita começou com uma formação breve sobre as práticas jornalísticas, em que os alunos puderam conhecer em antemão qual o trabalho a fazer, bem como as técnicas a serem usadas. Depois assistiram ao vídeo preparado pelo EPE, para lembrar os jovens de que são cidadãos europeus, logo, são livres de viajar, viver e trabalhar no continente.

Seguiu-se a apresentação do Orador, Etelberto Costa, Embaixador nacional da Plataforma Europeia de Educação de Adultos (EPALE), com o tema "2030? O que estarei a aprender". Seguido de entrevistas pelos nossos jornalistas, para os noticiários em rádio e em vídeo.

Divididos em grupos, os jovens já com noções básicas da escrita de uma peça jornalística, começaram a redigir as suas notícias para serem gravadas em rádio. Neste escolheram os assuntos a noticiar, selecionando a informação a ser tratada do site online da TSF, para escreverem os leads das notícias. As notícias tinham todas que estar relacionadas com a Europa, uma vez que um dos objetivos deste workshop é despertar o interesse dos jovens para questões relacionadas com o seu continente, e de os fazer acreditar que a sua voz leva ao crescimento europeu.

Depois visitaram a redação do Diário de Notícias e do Dinheiro Vivo, tendo a oportunidade de estar em contacto com os jornalistas, tanto o seu local de trabalho como saber mais sobre as exigências do seu dia-a-dia, e as funções que os mesmos desempenham dentro da redação.

Ler mais

Exclusivos

Premium

nuno camarneiro

O Mourinho dos Mourinhos

"Neste país todos querem ser Camões mas ninguém quer ser zarolho", a frase é do Raul Solnado e vem a propósito do despedimento de José Mourinho. Durante os anos de glória todos queriam ser o Mourinho de qualquer coisa, numa busca rápida encontro o "Mourinho da dança", o "Mourinho da política", o "Mourinho da ciência" e até o "Mourinho do curling". Os líderes queriam ter a sua assertividade, os homens a sexyness grisalha e muitas mulheres queriam ter o Mourinho mesmo.