Aprovados 19 projetos de investigação em fogos florestais

Fundação para a Ciência e Tecnologia atribuiu entre cerca de 200 mil e 400 mil euros a projetos em áreas como a monitorização de fogos, gestão de biomassa e impactos na saúde das equipas de bombeiros
Publicado a
Atualizado a

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) aprovou um total de 19 projetos de investigação em fogos florestais, no âmbito do primeiro concurso dedicado exclusivamente a este tema lançado pelo governo. A lista final das candidaturas selecionadas está publicada no portal da fundação.

Os projetos abrangem um leque alargado de vertentes, desde a gestão dos recursos florestais, através do planeamento, aproveitamento da biomassa ou, após a ocorrência de incêndios, à recuperação à dos terrenos; ao desenvolvimento de modelos de previsão e sinalização de riscos recorrendo a diversos recursos tecnológicos e informações fornecidas pelas populações.

A componente da saúde e segurança das equipas de combate aos fogos também está presente, nomeadamente através de um projeto que se propõe estudar o impacto da poluição atmosférica a que estes são sujeitos no desenvolvimento de Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) e de asma.

O concurso tinha um envelope financeiro total de cinco milhões de euros, tendo o valor dos apoios concedidos oscilado entre pouco menos de 200 mil euros e cerca de 400 mil. Está a decorrer uma segunda edição do concurso com as candidaturas abertas até 26 de fevereiro.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt