Dezembro começa com temperaturas abaixo de zero

Na próxima semana, a chuva que se tem feito sentir nestes últimos dias vai dar lugar ao sol, com os termómetros a registar temperaturas abaixo de zero na Beira Alta e Trás-os-Montes. Prevê-se que terça e quarta-feira sejam os dias mais frios.

Vem aí frio, muito frio. As previsões apontam para uma descida de temperatura já na noite de sábado para domingo, que será mais acentuada a partir de segunda-feira. Na primeira semana de dezembro, a chuva que se tem feito sentir nos últimos dias vai dar lugar ao sol e os termómetros vão descer para valores abaixo de zero.

"No fim de semana vamos ter a chuva, que vai passar gradualmente a aguaceiros. No fim da tarde de domingo, o céu deve estar já pouco nublado e não há precipitação, sendo que domingo vai ser um dia bastante mais frio", explica ao DN Paula Leitão, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Se nesta sexta-feira as temperaturas máximas rondam os 18º graus Celsius para Lisboa, Santarém, Évora, Beja e Faro, no domingo estes valores deverão "descer para os 14, 15 graus - 16 em Faro", especifica.

Ainda no domingo, espera-se que haja a ocorrência de trovoada e granizo nas regiões norte e centro. Está prevista neve a partir da tarde de sábado, acima dos 1400 metros de altitude, "o que corresponde aos pontos mais altos da serra da estrela e a um ou outro cimo de montanha na região norte".

Guarda e Bragança vão ser as cidades mais frias do país

O frio já se vai começar a notar durante o final da tarde de sábado, com os valores a descerem na madrugada de domingo e depois na segunda-feira. "Estamos a prever uma primeira semana de dezembro sem chuva e com temperaturas baixas", afirma Paula Leitão.

Terça e quarta-feira vão ser os dias mais frios desta estação, prevê a meteorologista, tendo em conta os dados disponíveis esta sexta-feira. A meio da semana, quando a temperatura estiver mais baixa, "Lisboa terá 13º de máxima e 5º de mínima". Os valores negativos vão verificar-se nas regiões do interior norte e centro, ou seja toda a zona de Trás-os-Montes e Beira Alta, nomeadamente nas Penhas Douradas, na Serra da Estrela.

Guarda vai ser uma das cidades mais frias do país, prevendo-se que chegue aos 3º graus negativos na terça-feira. No mesmo dia, estima-se que o termómetro registe zero graus em Viseu, Vila Real, Bragança e 3º graus no Alentejo.

Na quarta-feira, os termómetros em Vila Real descem para 1º negativo e em Bragança para 3º abaixo de zero.

Até meio da semana, gradualmente, o frio vai aumentar, mas nos dias seguintes "há a tendência para uma ligeira subida da temperatura". E para o fim de semana de 7 e 8 de dezembro é possível que a chuva esteja de regresso.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG