Colégio Salesiano de Lisboa volta ao MediaLab DN com mais uma turma

Mais uma semana, mais uma turma. Alunos do 8ºB dos Salesianos de Lisboa vieram experimentar as atividades jornalísticas do MediaLab DN já conhecidas pelos seus colegas.

A sessão começou igualmente com a formação dos alunos direccionada para as bases da comunicação e do jornalismo e seguiu com as experiências radiofónicas e televisivas.

Após a elaboração de notícias, divididas por editorias (portugal, internacional, sociedade e cultura), os alunos em grupos construíram noticiários, uns de rádio e outros de televisão. O entusiasmo foi nítido, dado que, certos alunos, após terminarem as suas notícias antes do tempo limite, pediram à equipa do MediaLab se podiam construir outras notícias referentes às editorias dos colegas de turma, apenas por diversão.

Quando entrevistada por um aluno, a professora Carla explicou que foi de extrema importância esta visita, uma vez que "os conteúdos vão ao encontro" daquilo que têm "estado a trabalhar nas aulas de português". Não só, mas porque acima de tudo "sair da teoria e passar para a prática é sempre importante independentemente da matéria leccionada".

O estudante teve ainda a curiosidade de saber a opinião da professora em relação ao facto de os alunos poderem sair desta experiência mudados e mais motivados. A professora achou que isto se poderia confirmar considerando que "vai ser muito interessante agora ver o que fizemos e ver se temos alguns [alunos] jornalistas para o futuro".

No final, os alunos puderam levar como recordação para casa a edição impressa desta semana do DN e ainda, o bichinho daquilo que é ser um verdadeiro jornalista.