Tráfego cresce 7,1% nas auto-estradas da Brisa

Circular Regional Exterior de Lisboa (CREL) regista o maior aumento do ano (10,4%) e A5 está quase a chegar às 65 mil viaturas por dia
Publicado a
Atualizado a

O tráfego médio diário registado nas auto-estradas geridas pela Brisa está a crescer 7,1% este ano em comparação com os valores registados no ano passado, de acordo com dados agora divulgados pela concessionária e relativos ao período de janeiro a setembro.

O crescimento do tráfego rodoviário registado pela Brisa este ano está assim a repetir o aumento já verificado no ano passado, quando o tráfego médio diário nestas vias também subiu 7% nos primeiros nove meses do ano face a 2014.

Já em termos trimestrais, o maior aumento de 2016 verificou-se logo no arranque do ano, entre janeiro e março, e isto mesmo sem contar com o efeito positivo da Páscoa e do facto de se tratar de um ano bissexto. Segundo a empresa, nos primeiros três meses de 2016 o tráfego médio diário cresceu 8,7%, de 14,4 mil veículos para 15,6 mil veículos. Nos dois trimestres seguintes, o crescimento foi de 5,1% e 6,9%.

A Brisa, que gere as principais auto-estradas do país, salienta no comunicado divulgado que o aumento de tráfego está a ser especialmente sentido na A9 - vulgo Circular Regional Exterior de Lisboa (CREL) -, onde estão a ser contabilizadas mais 10,4% de viaturas por dia - para um total de 17 949.

A Auto-estrada do Alentejo Central (A6) surge com o segundo maior aumento do ano, nos 9,1%, para as 5 150 viaturas diárias.

Do conjunto das 11 vias geridas pela Brisa, a A5 - da Costa do Estoril, a ligar Lisboa e Cascais - continua a ser a mais concorrida de todas, com uma média de quase 65 mil veículos registados por dia, mais 4% que o registo dos primeiros nove meses de 2015.

Os números da A5 representam mais do dobro do que o tráfego diário registado na A1, entre Lisboa e Porto, cuja média está pouco abaixo dos 31,5 mil veículos por dia, valor ainda assim suficiente para lhe dar a segunda posição nas auto-estradas da Brisa mais concorridas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt