Tesla ultrapassa GM e torna-se marca automóvel mais valiosa dos EUA
A Tesla tornou-se esta segunda-feira a marca automóvel mais valiosa dos Estados Unidos. A empresa fundada por Elon Musk ultrapassou a General Motors em termos de capitalização bolsista depois de ter recebido mais uma recomendação de compra de ações por parte dos analistas da Piper Jaffray.
As ações da Tesla abriram a somar 3,4%, obtendo uma capitalização bolsista de cerca de 51 mil milhões de dólares (48,14 mil milhões de euros), ficando à frente, por cerca de 1,7 mil milhões de dólares, da General Motors.
"A Tesla gera otimismo, liberdade, desafio e uma série de outras emoções que, no nosso entender, outras empresas não conseguem replicar", assinala Alexander Potter, analista da Piper Jaffray, citado pela Bloomberg.
Há analistas que assinalam, contudo, que a Tesla não é uma mera marca automóvel, ao contrário dos grupos Ford e General Motors. Além disso, enquanto a General Motors espera obter lucros de nove mil milhões de dólares, a Tesla poderá apresentar prejuízos de mais de 950 milhões de dólares. Outro aspeto a considerar: enquanto a GM vendeu mais de 10 milhões de carros em 2016, a Tesla apenas vendeu menos de 80 mil veículos.
Por isso, a Tesla prepara-se para lançar, no final deste ano, o Model 3, o primeiro veículo elétrico de produção em larga escala e que deverá ser vendido por cerca de 35 mil dólares.