Tenho de comprar uma mala nova para o avião? Para já, não

A bagagem permitida para entrar nos aviões vai manter, para já, as atuais medidas. A Associação de Transporte Aéreo Internacional (IATA, na sigla original) suspendeu a introdução de novos tamanhos para as malas que entram nas cabines das aeronaves. A entidade vai reavaliar a iniciativa "Cabin OK", lançada na semana passada.
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"Vamos proceder a uma avaliação extensiva tendo em conta os receios manifestados [por várias entidades], sobretudo na América do Norte", indica o comunicado da associação, publicado na quarta-feira.

A IATA lembra também que a iniciativa visa "estabelecer orientações para otimizar o tamanho das bagagens e não uma medida padrão para as companhias aéreas". A associação adianta ainda que "nenhum consumidor será forçado a comprar uma mala como resultado desta iniciativa".

A IATA anunciou a 9 de junho um novo tamanho padrão para a bagagem de mão, de 55cmx35cmx20cm, em vez de 55cmx45cmx25cm. A medida visavaagilizar o embarque dos passageiros, tornando mais fácil a arrumação das malas de cabine e evitando confrontos com os assistentes de bordo por as malas serem grandes de mais, segundo um dos responsáveis da associação, Tom Windmuller.

Lufthansa, Emirates, Qatar Airways, Cathay Pacific Airways, China Eastern, China Southern, Caribbean Airlines, Avianca ou ainda a Azul, a companhia cujo presidente, David Neeleman, foi anunciado pelo Governo portugês como vencedor, em conjunto com Humberto Pedrosa, da privatização da TAP.

A IATA, ao abrigo deste processo, esteve em conversações com as maiores fabricantes de malas de viagem, como a Tumi ou a Samsonite, para o início da produção de equipamentos com as novas medidas.

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