Telemóvel-tablet da Asus chega a Portugal por 249 euros

Publicado a
Atualizado a

A Asus continua a sua estratégia de diferenciação no mercado e acaba de lançar em Portugal o FonePad, o seu primeiro smartphone que é simultaneamente um tablet. O aparelho está à venda em cadeias de retalho como a Fnac e a Worten e custa 249 euros, livre de operador.

Ao contrário dos PadFones, tablets com um encaixe para ligar o telemóvel, o FonePad é um híbrido que integra os dois aparelhos num só. Pesa 340 gramas, tem um ecrã de 7 polegadas e parece, à primeira vista, um tablet Android como tantos outros. A diferença é que tem todas as características de um smartphone, a sua funcionalidade primordial. Na prática, é um smartphone com 7 polegadas.

"Começámos por analisar a forma como usamos o smartphone no dia a dia", disse o relações públicas da marca, André Gonçalves, na conferência de apresentação da novidade. De acordo com dados de um estudo da O2, operadora móvel do Reino Unido, as pessoas passam em média mais tempo na internet que em chamadas de voz, mas também gastam bastante tempo em email, jogos e redes sociais.

A conjugação de telemóvel + tablet é "mais leve que trazer os dois aparelhos, mais prática e sem necessidade de sincronizar conteúdos", acrescentou André Gonçalves.

O FonePad foi apresentado originalmente no Mobile World Congress de Barcelona, em fevereiro. Na altura, o chairman da empresa disse que era um "equipamento perfeito" para os consumidores que não querem andar com dois aparelhos (tablet e smartphone).

Quanto às características técnicas, destaca-se o processador Intel Atom, diferente da maioria dos dispositivos móveis, Android 4.1 Jelly Bean, ecrã alta definição, duas câmaras e slot para cartão microSD com extensão de memória até 32 gigas. Tem acabamentos mais cuidados que a maioria dos aparelhos nesta categoria de preços e segura-se bem numa mão, embora seja claramente demasiado grande para telemóvel.

Entre os extras com que a Asus espera seduzir os consumidores estão o agregador de redes sociais BuddyBuzz, o editor de imagens Studio, o calibrador de imagem Splendid e o Audio Wizard, que adapta o som ao tipo de utilização que está a ser feito.

Há ainda a "floating app", que tenta resolver um dos problemas do Android - a miríade de aparelhos e formatos existentes tornam difícil a adaptação das aplicações ao vários tamanhos de ecrã sem perda de qualidade. Por isso, se a aplicação não tiver resolução suficiente para ocupar todo o ecrã, a "floating app" abre-a como se fosse uma janela e permite ter mais de uma aplicação visível no ecrã do aparelho.

Disponível com o aparelho estará também o Versa Sleeve 7, o acessório

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt