A Taylor's e a Symington, dois dos maiores grupos de vinho do Porto, preparam-se para lançar um vinho do Porto tónico em lata. O Taylor's Port & Tonic ready-to-drink vai estar disponível, em maio, "mesmo a tempo do verão", anunciou, esta sexta-feira, a marca em comunicado, sublinhando que a aposta inicial será no mercado nacional, a par do Reino Unido e dos Estados Unidos. Também a Symington está já em fase de ensaios, mas não avança com data de chegada ao mercado. E como não há duas sem três, a Offley, da Sogrape, também já veio anunciar o seu lançamento..Explica a Taylor's, que faz parte do grupo The Fladgate Partnership, que foi a primeira casa a produzir um vinho do Porto branco seco, o Taylor's Chip Dry, lançado em 1934. Um vinho "perfeito para fazer um aperitivo refrescante e elegante", juntando-lhe água tónica. agora, diz, "é chegado o momento de o disponibilizar já preparado, numa elegante e muito conveniente lata de 250ml". O grupo destaca que se trata de um produto "fácil de transportar, versátil e que está pronto para ser apreciado em qualquer lugar, permitindo novos momentos de consumo e chegar a novos consumidores". Será uma bebida com 5,5% de volume de álcool, disponibilizada numa lata 100% reciclável..Um lançamento que é o "culminar de dois anos de trabalho ao lado do Instituto do Vinho do Porto, que sem dúvida vai ajudar a trazer mais consumidores para o vinho do Porto", defende o diretor-geral da Taylor's, Adrian Bridge..Já o enólogo da Taylor's admite que "este projeto foi um desafio para a equipa de enologia para selecionar os melhores ingredientes para combinar com o Taylor's Chip Dry, de modo a garantir o melhor equilíbrio e a bebida mais agradável e refrescante". David Guimaraens promete uma "bebida deliciosa, repleta de caráter, que vai surpreender e encantar até quem não conhece este excelente vinho do Porto"..Depois dos vinhos de mesa, é a vez do vinho do Porto se modernizar, apostando em novos formatos e na abordagem a novos clientes e momentos de consumo..Também o grupo Symington admite estar em fase de ensaios com o seu produto, que será lançado sob a marca Cockburn's, escolhida por ser uma marca "irreverente" e dada a presença que tem no retalho no Reino Unido. "É a marca ideal para um novo desenvolvimento", explica Andrew May, o gestor da marca no universo Symington. Numa fase inicial, o mercado alvo da Cockburn's será o Reino Unido, por se tratar de um mercado chave para o grupo, mas, também, pelo grande interesse que o consumidor britânico revela pelos segmentos ready-to-drink e premixed alcohol. Sendo um produto novo, a marca admite que vai arrancar "com alguma cautela"..O objetivo é chegar ao mercado este verão, mas a Symington aguarda, ainda, luz verde do IVDP. "Estamos a fazer ensaios, tratando-se de um produto novo estamos a tentar dominar o métier.", diz Andrew May. A aposta no mercado nacional está, também, em aberto..A Cockburn's não avança, para já, com expectativas de vendas ou potencial de negócio, admitindo encarar este projeto com base no sucesso do crescimento do mercado de bebidas ready-to-drink, na ordem dos dois dígitos ao ano, mas com uma "estimativa conservadora", que não quantifica. A aposta no Porto Tónic em lata é relevante "por vários motivos", admite Andrew May, já que, permite á marca aceder a novos espaços de comercialização, com as lojas de conveniência, e a uma área diferente da habitual, passando das prateleiras das garrafas para a zona de bebidas refrigeradas. "Dá-nos outra visibilidade e acesso a consumidores mais jovens", destaca..Por fim, também a Sogrape anunciou hoje o lançamento do seu Porto Tónico ready-to-drink sob a marca Offley. "A nova proposta, que surge da celebração de um protocolo entre a Sogrape e o IVDP - Instituto dos Vinhos do Douro e Porto - deverá chegar ao mercado no verão de 2021", indica a empresa em comunicado, no qual sublinha que o novo produto, que traduz uma "apetência do mercado por novos mixers", representa a "solução ideal para quem pretende o consumo do mais conhecido cocktail de Vinho do Porto nas proporções certas: Vinho do Porto Branco, água tónica e um toque especial de aromatizantes naturais".."Offley Clink Portonic surge como uma oportunidade de rejuvenescer a categoria do vinho do Porto e torná-lo apetecível para consumidores mais jovens. Os ready-to-drink (RTD), sobretudo em lata, são uma tendência mundial de consumo e, ao criarmos uma bebida à base de vinho do Porto, apresentamos uma alternativa premium a outros RTD, assegurando que é servida na perfeição", explica o chief marketing & sales officer da Sogrape, João Gomes da Silva. A aposta inicial será nos mercados internacionais onde os vinhos em lata têm vindo a crescer, designadamente no Reino Unido, EUA, Brasil e mercados nórdicos, sendo que a Sogrape promete ficar atenta a oportunidades em Portugal".