Táxis sem condutor já circulam em Singapura

Governo de Singapura tem incentivado desenvolvimento de novas tecnologias na área da mobilidade
Publicado a
Atualizado a

Os táxis sem condutor já são uma realidade em Singapura. Antes da Uber, a startup norte-americana nuTonomy iniciou esta quinta-feira os primeiros testes deste tipo de automóveis, segundo a Bloomberg.

A nuTonomy adaptou os carros elétricos Renault Zoe e Mitsubishi i-MiEV, que vão ser supervisionados por engenheiros. Estes vão intervir apenas em caso de urgência. Os passageiros serão selecionados pela startup norte-americana e vão utilizar uma aplicação para ter viagens gratuitas nesta plataforma.

Os testes estão a ser realizados num percurso de seis quilómetros, em condições normais de trânsito. Ou seja, a frota de seis automóveis vai ter lidar com semáforos e a hora de ponto na zona onde estão sedeadas empresas científicas e laboratórios de investigação governamentais.

Cada carro está equipado com seis Lidar, sistema de deteção que recorre a lasers que funcionam como radares. Há ainda duas câmaras no tablier que detetam as mudanças nos semáforos.

A nuTonomy vai recolher os dados para comercializar o serviço de táxis sem condutor em Singapura a partir de 2018. "Os testes representam uma extraordinária oportunidade para recolher opiniões dos passageiros no mundo real. Este feedback vai proporcionar-nos uma vantagem única para lançarmos uma frota de carros sem condutor em 2018", indica Karl Iagnemma, co-fundador da nuTonomy, em declarações ao Financial Times.

Iagnemma espera que estes táxis possam reduzir o número de automóveis nas estradas de Singapura, de 900 mil para 300 mil.

O co-fundador justifica que o país reúne as condições ideias para estes testes: bom clima, excelentes infraestruturas e condutores que tendencialmente cumprem as regras de trânsito

Além de Singapura, esta startup norte-americana está a testar carros sem condutor nos Estados Unidos e no Reino Unido, onde tem uma parceria com a Jaguar Land Rover.

O ministro dos Transportes de Singapura tem incentivado estes desenvolvimentos e tem " convidado empresas e laboratórios de investigação que estejam na frente desta área para testar a tecnologia sem condutor e vários conceitos de mobilidade".

Isto vai permitir que a fornecedora de tecnologia Delphi possa testar o sistema de carros autónomos neste país no próximo ano.

Este anúncio surge antes de a Uber iniciar os testes de carros sem condutor, na cidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. A plataforma norte-americana anunciou uma parceria com a Volvo para a comercialização do primeiro automóvel autónomo em 2021.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt