Sonae Sierra com menos 38% de lucro

Publicado a
Atualizado a

Sonae Sierra registou nos primeiros nove meses do ano um resultado

líquido de 16,8 milhões de euros, menos 38% que o valor alcançado em

igual período do ano passado.

A empresa, em comunicado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários

(CMVM) refere que esta variação negativa "deveu-se a um resultado

indireto desfavorável de -29,3 milhões de euros", consequência "da

expansão das taxas de capitalização na Europa, que foi apenas

parcialmente compensada pela compressão das taxas de capitalização no

Brasil".

Já no que diz respeito ao resultado direto, este melhorou 4%, de 44,2 milhões de euros em 2011, para 46,1 milhões de euros este ano, consequência "do aumento do portfólio em operação na Europa e Brasil, da eficiência operacional e da melhoria dos resultados financeiros".

O EBITDA da Sonae Sierra cresceu 2% (86,4 milhões euros, face aos 84,5 milhões de euros de 2011).

Já as vendas dos lojistas do portfólio global gerido pela Sonae Sierra decresceram 0,3% face ao período homólogo de 2011, "sobretudo devido à diminuição da atividade económica na Grécia, Portugal e Espanha", refere a empresa.

Sublinha ainda, em comunicado "a excelente performance operacional no Brasil, com um crescimento das vendas de 15,4%, em Reais, atenuando a performance do portfólio europeu".

A Taxa de Ocupação Global do portfólio foi de 96%, um ligeiro decréscimo de 0,8% quando comparada com igual período de 2011, "o que demonstra a forte resiliência do portefólio da Empresa face ao impacto natural da atual situação económica sobre as taxas de ocupação e comercialização no setor imobiliário de retalho na Europa", frisa a empresa do grupo Sonae.

O total de ativos da Companhia atingiu 6,4 mil milhões de euros, mais 115 milhões euros relativamente ao final de 2011, devido fundamentalmente à abertura do Le Terrazze (Itália) e do Uberlândia Shopping (Brasil).

Atualmente, a Sonae Sierra detém 48 Centros Comerciais em operação, sendo que 27 destes centros fora de Portugal.

A Empresa tem em construção três Centros Comerciais que representam um investimento total de cerca de 375 milhões de euros, e que irão acrescentar 155.000 m2 de Área Bruta Locável (ABL) ao portfólio da Empresa quando inaugurados.

Na Alemanha, resultado da parceria 50/50 com a MAB Development, está em construção o Centro Comercial Solingen, um investimento de 120 milhões de euros, que irá ter uma Área Bruta Locável (ABL) de 29.000 m com abertura prevista para o final de 2013.

No Brasil estão em construção dois Centros, o Boulevard Londrina e o Passeio das Águas Shopping. O primeiro, localizado em Londrina, no estado do Paraná, terá 47.800 m de ABL, correspondendo a um investimento total de 88 milhões de euros. O segundo, na cidade de Goiânia, estado de Goiás, será o 13º empreendimento da Empresa naquele país. Com uma ABL de 78.100 m, este novo Centro representa um investimento total de cerca de 167 milhões de euros. Ambos os centros têm inauguração prevista para 2013.

A Sonae Sierra está também a desenvolver quatro centros comerciais para Clientes: o Point Shopping Center em Zagreb (Croácia) e Marina Casablanca, Ibn Tachfine e Californie, todos em Casablanca (Marrocos).

No total, a Sonae Sierra é responsável pela gestão de mais de 70 centros comerciais com uma Área Bruta Locável (ABL) total de cerca de 2,2 milhões de m2 com mais de 8.500 lojistas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt