Paralisação total será no feriado de Páscoa.
Paralisação total será no feriado de Páscoa.Foto: Menzies Portugal

Trabalhadores da Menzies Portugal convocam greve integral no feriado prolongado de Páscoa

Convocatória é do Sindicato SIMA. Além da paralisação total de três dias, trabalhadores vão parar duas horas nas entradas dos turnos entre os dias 21 de abril e 2 de maio.
Publicado a

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Afins (SIMA) anunciou esta sexta-feira (21) uma greve integral durante o feriado prolongado de Páscoa nos aeroportos portugueses. A paralisação será total nos dias 18, 19 e 20 de abril. Ao DN, o dirigente sindical Carlos Oliveira afirma que será "a maior greve da história do sector" em Portugal.

Além da paralisação integral nestes três dias, os trabalhadores vão parar duas horas nas entradas dos turnos entre os dias 21 de abril e 2 de maio. O período inclui dois feriados, um deles (o 25 de Abril) com possibilidade de pontes, o que aumenta o número de viajantes.

Segundo Oliveira, pelas assembleias de trabalhadores já realizadas, "haverá uma enorme adesão, porque as pessoas estão cansadas e desiludidas". O líder sindical prevê que o impacto nos serviços e nos passageiros será grande.

O principal motivo da greve, de acordo com o comunicado de imprensa, é que "a gestão da SPdH SA (empresa de handling intervencionada pela Menzies Portugal com 50,01% do Capital Social) recusa-se ao diálogo". O sindicato reclama que os salários base deixem de ser inferiores ao mínimo, que seja cumprido o pagamento de horas noturnas e que os trabalhadores possam ter direito a um lugar no parque de estacionamento do aeroporto, entre outras reivindicações.

O comunicado refere ainda que "há um retrocesso comunicacional, voltámos ao tempo da imposição simples, do não diálogo, e das frases feitas baseadas no vazio". A última greve, realizada nas duas horas nas entradas dos turnos, ocorreu no último Natal e Ano Novo.

amanda.lima@dn.pt

Paralisação total será no feriado de Páscoa.
Aeroporto Sá Carneiro no limite. “Chegou o momento de soarem todos os alarmes”
Paralisação total será no feriado de Páscoa.
Governo ordena à ANA que avance com o novo aeroporto de Lisboa
Diário de Notícias
www.dn.pt