Marta Rebelo
Marta Rebelo

Semana do Bem-Estar assinalada na Nova SBE, em Carcavelos

A Universidade Nova SBE tem a decorrer um evento dedicado à Semana do Bem-Estar, que acontece entre 6 e 9 de fevereiro no Campus de Carcavelos. Marta Rebelo, oradora na Nova SBE Well-being Week 2024, explica-nos como podemos prevenir e ultrapassar o burnout.
Publicado a
Atualizado a

A Universidade Nova SBE vai promover um evento dedicado à Semana do Bem-Estar, uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde. A Nova SBE Well-being Week 2024 decorre entre 6 e 9 de fevereiro no Campus de Carcavelos e aborda as diferentes dimensões de bem-estar, a fim de promover a saúde pessoal, profissional, física e mental. 

O programa da Nova SBE Well-being Week 2024 , além de vários workshops e palestras, inclui atividades de lazer, com música, dança e meditação.“Como prevenir e sobreviver ao burnout” é o tema do painel que abre o evento, no dia 6, moderado por Filipa Castanheira, e com a participação de Marta Rebelo, ativista e consultora de saúde mental, e de John Niland, ativista de autoestima. 

Marta Rebelo explica-nos que, para podermos reconhecer os primeiros sinais de burnout, temos de estar atentos aos nossos níveis de energia e envolvimento com o trabalho, e “ouvir o nosso corpo”. “A panóplia de sintomas é vasta: mentais, emocionais, físicos. cognitivos, desde apatia, irritabilidade, insónia, falta de controlo emocional, frustração, agressividade, fadiga, problemas gastroentestinais e de pele, dores musculares, déficit de atenção, de concentração e de memória. E relacionar os sintomas com as condições do nosso ambiente de trabalho: carga de trabalho excessiva, precariedade, assédio psicológico, falta de apoio das lideranças, comunicação ineficiente, orientações de trabalho pouco claras - são os chamados riscos psicosociais, fatores de risco para o burnout ocupacional”, alerta a ativista e consultora de saúde mental. 

E quais são as estratégias para integrar o autocuidado na rotina diária e evitar o excesso de trabalho? “É preciso entender uma coisa muito importante: o burnout dá-se por má gestão de stress crónico. O stress não é uma coisa má, é até essencial para a nossa sobrevivência e sucesso. O stress de longo-prazo, de reação desproporcional a stressores psicológicos e sociais, repititivo, que se torna crónico é que é realmente muito mau para a nossa saúde física e mental”, acrescenta Marta Rebelo. 

“É este ciclo de stress que temos de quebrar, ganhar consciência dos nossos limites, respeitá-los e juntar à "higiene laboral" atividades que nos relaxem e promovam o bem-estar: estar com as nossas pessoas, fazer exercício e outras atividades como yoga e meditação. Coisas prazenteiras. A verdade é que as pessoas já estão disponíveis para substituir remuneração por saúde mental”, desenvolve a oradora da Nova SBE Well-being Week 2024. 

O papel das empresas na promoção do bem-estar

60% dos trabalhadores afirmam que o trabalho é o fator que mais influi na sua saúde mental. São números adiantados em 2022 pela UKG, uma multinacional de tecnologia. “Uma vez que passamos, em média, 47% do nosso tempo de vida a trabalhar, que à volta de dois terços da força de trabalho mundial já teve sintomas ou um burnout, e que Portugal é o país europeu com maior risco de burnout, estamos a fazer muito pouco”, diz Marta Rebelo. “Sem falar nos tremendos custos humanos, os custos económicos do burnout são astronómicos: no mundo e em 2022, 600 mil milhões; em Portugal, as perdas de produtividade são de 5,3 mil milhões/ano. Temos de acelerar muito o passo, porque estamos em combustão”, acrescenta a mesma responsável. 

Assim sendo, deve ser promovida cuma cultura organizacional que incentive a saúde mental e emocional nas empresas. “Sempre top-to-buttom-to-top: para 69% dos trabalhadores, os “managers” são as pessoas com maior impacto na sua saúde mental - o mesmo impacto que os cônjugues/parceiros, e maior que o seu médico (51%) e que o terapeuta (41%). Estamos a falar de diretores, administradores, etc. E com ferramentas e literacia de combate ao estigma, a principal barreira à criação de ambientes saudáveis e às soluções transformadoras da doença em saúde mental. Acompanhando o ciclo do problemal: prevenindo, reagindo, reintegrando - e estamos todos apenas a reagir”, conclui Marta Rebelo. 

O painel de quarta-feira, dia 8, intitulado “Como prosperar em tempos de crise” será moderado por Radek Oros (aluno de doutoramento da Nova SBE e assistente na mesma instituição) conta com a participação de Gustavo Jesus, psiquiatra, e  de Ana Moniz, psicoterapeuta. O último dia, sexta-feira, dia 9, é reservado para uma discussão sobre o tema “Sono e bem-estar digital” que contará com a participação dos psicólogos Teresa Rebelo Pinto e João Faria. 

A Nova SBE Well-being Week termina com uma sessão dedicada à alimentação com a nutricionista Tânia Miguel Soeiro e um workshop sob o tema “Eu como diferente. E daí? Da teoria à prática”.

“Na Nova SBE acreditamos que o bem-estar dos alunos é fundamental para o seu sucesso académico e profissional. Só estando bem conseguem desenvolver o seu potencial e atingir os seus objetivos pessoais por isso dedicamos tanta atenção ao bem-estar geral da nossa comunidade”, diz Sofia Cília, diretora da área “Life at Nova SBE”, que envolve a integração, a orientação académica e o bem-estar dos alunos.

Sofia Cília explica que as atividades que desenvolvem ao longo do ano na faculdade para a prevenção e adoção de um estilo de vida saudável e a crescente procura dos alunos pelos seus profissionais mostram a relevância deste tipo de iniciativa. “Este ano decidimos abrir as portas da escola ao público em geral, convidando todos a virem conhecer o ‘Nova SBE Way of Life’, que promove novas forma de sentir mentalmente bem, trabalhar de forma produtiva, desfrutar de tempo livre e ter um contributo ativo na comunidade”, conclui a diretora da “Life at Nova SBE”.

A Nova SBE  é a faculdade de ciências económicas, financeiras e de gestão da Universidade NOVA de Lisboa e uma das principais business schools da Europa. A participação nas atividades do evento é gratuita, mas sujeita a marcação prévia em  https://www.eventbrite.com

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt