Quintas abrem portas para sessões de cinema na vinha
Provas de vinhos, jantares, gelados, pipocas e... cinema. É esta a proposta do ciclo Cinema na Vinha, que até meados de agosto irá levar uma série de filmes alusivos à liberdade aos jardins da Casa dos Vinhos Verdes, no Porto, e a 11 quintas da região demarcada.
No total, a iniciativa inclui 21 sessões de cinema, incluindo as duas primeiras, que aconteceram na quarta e na quinta-feira na Casa dos Vinhos Verdes, com a exibição de Jaime, de António-Pedro Vasconcelos, e de O meu Belo Sol Interior, de Claire Denis. Até 1 de agosto, neste local vão acontecer sessões todas as quartas e quinta-feiras, com propostas cinematográficas que incluem obras de Nanni Moretti, Francis Ford Coppola ou Céline Schiamma. A Casa dos Vinhos Verdes recebe os participantes nos jardins, com vista para o rio Douro, com provas de Vinhos Verdes de diferentes perfis, desde os mais leves e frescos aos mais intensos e estruturados, e oferece sorvetes com sabores das castas mais emblemáticas da Região - Alvarinho,Vinhão, Loureiro e Avesso - num formato fresco criado pelo Chef António Vieira.
Mas para quem preferir aproveitar um fim de semana para uma escapadinha pela região demarcada dos vinhos verdes há a possibilidade de fazer um programa de enoturismo com cinema. Há 11 quintas a aderir a esta iniciativa e a promover sessões de cinema na vinha ou na adega, bem como provas de vinhos ou jantares, todas as sextas e sábados.
A Quinta de Santa Cristina, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, por exemplo exibe este sábado O último autocarro, de Gilles MacKinnon, propondo igualmente a prova de dois vinhos da propriedade e pipocas. A 13 de julho, a Quinta de Melgaço – que dedica todos os domingos do verão ao vinho e à música com concertos ao vivo -, propõe o filme O nosso Último Verão na Escócia, de de Andy Hamilton e Guy Jenkin acompanhado de uma prova de vinhos e pipocas. Na Quinta da Raza, na freguesia de Veade, também em Celorico de Basto, a proposta para 20 de julho, inclui este mesmo filme, um jantar e prova de vinhos premiados. Participam ainda no ciclo Cinema na Vinha a Quinta dos Encados (Guimarães), a Adega de Ponte de Lima, a Quinta da Aveleda (Penafiel), o Monverde Wine Experience Hotel (Amarante), a Quinta de Lourosa (Lousada), que fecha a programação com o filme Liberdade, de Clara Roquet, entre outras.
A liberdade dá aliás o mote a toda a programação. Com curadoria de Paulo Cunha e de Tiago Fernandes, o ciclo convida a uma reflexão sobre os valores sociais e o poder transformador da liberdade, através de uma programação que integra filmes de diversas latitudes e diferentes géneros. "No ano em que se assinalam 50 anos do 25 de Abril, quisemos também que o cinema fosse o ponto de partida para uma celebração das diferentes formas de liberdade e uma viagem por realidades culturais distintas. Se o vinho é um elemento agregador, quando associado à arte deve promover novos diálogos”, afirma em comunicdao a presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, Dora Simões.
Na Casa do Vinho Verde a inscrição é obrigatória e tem um custo de 10 euros por pessoa. Nas quintas aderentes, o preço difere consoante o programa proposto.