SPMS assume instabilidade do site, mas senhas de vacinação de professores esgotaram

Até domingo, as tardes estão reservadas à administração da dose de reforço da vacina aos docentes.

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) confirmaram esta quinta-feira uma "instabilidade" no Portal Covid-19 motivada pela "elevada procura" e adiantaram que as senhas digitais para vacinação para o dia de hoje estão esgotadas.

Segundo o comunicado da SPMS, as senhas digitais para esta quinta-feira "estão já esgotadas em vários centros de vacinação", acrescentando que "nos próximos dias serão disponibilizadas mais senhas para agendamento de vacinação na modalidade 'casa aberta'".

De acordo com os serviços do Ministério da Saúde, o acesso ao portal está a ser dificultado por uma "instabilidade" provocada pela "elevada procura", estando a SPMS "a realizar intervenções técnicas para garantir a melhoria do desempenho do portal".

Na conferência de imprensa do Conselho de Ministros de hoje, o primeiro-ministro, António Costa, já tinha adiantado que o acesso ao portal estava a ser condicionado pela grande afluência, considerando que isso comprovava a "grande adesão" à terceira dose.

António Costa disse que com a convocação dos professores, "houve um momento em que o 'site' [para agendamento do Ministério da Saúde] esteve em baixo, o que é um bom sinal, porque significa uma grande adesão ao reforço vacinal".

De acordo com outro comunicado da SPMS divulgado hoje, até às 07:00 de quinta-feira tinham sido feitos cerca de 154 mil agendamentos de vacinas para crianças entre os 5 e os 11 anos, que até domingo têm as manhãs reservadas no processo de vacinação em curso.

Também entre hoje e domingo, mas da parte da tarde, serão vacinados com uma dose de reforço professores e outros profissionais da comunidade ​​​​​​​escolar , sendo que o regresso às aulas presenciais depois da pausa de Natal está agendado para segunda-feira, dia 10 de janeiro.

Entre hoje e domingo, o período da tarde dos centros de vacinação estará em modalidade Casa Aberta para professores e profissionais das creches e ATL para a dose de reforço da vacina contra a covid-19. Para isso, será necessário ter senha digital.

"Os utentes elegíveis da comunidade escolar do ensino básico e secundário e das Respostas Sociais na infância que queiram vacinar-se com a dose de reforço, terão de efetuar previamente o pedido de senha digital no Portal COVID-19 (https://covid19.min-saude.pt/casa-aberta/)", é indicado numa nota dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde .

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG