Sindicatos da TAP ameaçam com greve nas próximas semanas

Sindicatos temem que venda da empresa seja concretizada à custa dos direitos dos trabalhadores e pedem transparência no processo. Clima de tensão na companhia é "tempestade perfeita" que pode levar a greve até ao final do ano, ameaçam.
Publicado a
Atualizado a

A relação entre a gestão da TAP e os trabalhadores tem sido turbulenta nos últimos meses e o anúncio recente do primeiro-ministo em avançar com a privatização da companhia até ao final do ano veio inflamar os ânimos. O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) disse esta quarta-feira, 12, que as palavras de António Costa estão já a ter "um impacto imediato junto dos trabalhadores" contribuindo para agudizar o clima de tensão e de instabilidade que se vive. A estrutura sindical admite a convocação de uma paralisação nas próximas semanas.

"Esta é a tempestade perfeita que pode levar a uma greve até ao final do ano", ameaçou o presidente Ricardo Penarroias na audição que está a decorrer esta manhã no âmbito do requerimento apresentado pelo PCP sobre privatização da TAP, na Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação.

Os representantes dos vários trabalhadores presentes no Parlamento teceram duras críticas ao facto de não conhecerem o plano de reestruturação aprovado por Bruxelas, em 2021, que levou a despedimentos e cortes salariais na empresa, e afirmam que a privatização da empresa está a ser negociada sem o conhecimento dos trabalhadores.

Leia mais em Dinheiro Vivo

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt