Carlos Moedas com os prefeitos de Osasco, Gerson Pessoa, e de Ferraz de Vasconcelos, Priscila Gambale, duas cidades do estado de São Paulo.
Carlos Moedas com os prefeitos de Osasco, Gerson Pessoa, e de Ferraz de Vasconcelos, Priscila Gambale, duas cidades do estado de São Paulo.Paulo Spranger

"Podemos fazer mais". Autarcas brasileiros visitam Portugal em missão de inovação

Lisboa é a primeira parada do grupo, que foi recebido por Carlos Moedas. Comitiva de 22 autarcas vai passar ainda por Oeiras, Coimbra e Porto.
Publicado a
Atualizado a

Representantes de sete autarquias brasileiras estão em Portugal para uma agenda de cinco dias de visitas e trocas de experiências nos setores de inovação, startups, mobilidade urbana, governança metropolitana e reordenamento urbano. A comitiva iniciou as atividades em Lisboa, nesta segunda-feira, 23 de junho, com uma recepção pelo presidente da Câmara Municipal, Carlos Moedas.

Durante o encontro, o autarca lisboeta foi presenteado com uma cachaça, destilado típico do Brasil, e reforçou a importância desta agenda para os dois países.

"Aqui a parte da tecnologia, da inovação, que me apaixona, e que eu penso que podemos fazer muito mais entre as cidades portuguesas e entre Lisboa e muitas cidades brasileiras. Aliás, algumas das grandes empresas tecnológicas em Lisboa são brasileiras, como é o caso do Quinto Andar, que é um dos nossos unicórnios. É mais um ano a continuar a criar e a desenvolver essa relação entre Lisboa e muitaa cidades brasileiras", disse Moedas aos jornalistas.

Este é o quarto ano que a missão Smart Cities, realizada pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) do Brasil vem a Portugal, com o apoio do Fórum de Integração Brasil Europa (FIBE). "Entendemos que esta é uma base muito importante para promover o nosso objeto social, que é a integração do Brasil e Europa", disse o professor e ex-deputado socialista Vitalino Canas, presidente do FIBE.

Missão da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos do Brasil visita a Câmara Municipal de Lisboa.
Missão da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos do Brasil visita a Câmara Municipal de Lisboa.Paulo Spranger

Para o prefeito de Osasco, uma das cidades da área metropolitana de São Paulo, que tem quase 730 mil habitantes, o uso de tecnologia em serviços públicos em Lisboa é um dos pontos atrativos na gestão do concelho.

"Hoje, fazer gestão pública sem o uso da tecnologia é algo impossível em qualquer cidade. O nosso objetivo hoje nesse intercâmbio é ver o que tem aqui de tecnologia aplicada, que de fato tenha melhor performance, mais entrega, mais efetividade no poder público, para levar para o nosso país, para a nossa cidade", disse ao DN Gerson Pessoa.

Para a prefeita de Ferraz de Vasconcelos, outra cidade no estado de São Paulo, com quase 180 mil habitantes, o objetivo é "vivenciar na prática e conhecer, e, é claro, ver o que dá para levar para o Brasil, que também já tem várias iniciativas, está bem avançado na área da tecnologia", disse Priscila Gambale ao DN.

Depois da receção na Câmara Municipal de Lisboa, os autarcas seguiram para o Hub Criativo do Beato. A agenda prossegue até o dia 27 com passagens por Oeiras, Coimbra e Porto, onde o grupo vai ser recebido pelos autarcas e fazer visitas técnicas.

Carlos Moedas com os prefeitos de Osasco, Gerson Pessoa, e de Ferraz de Vasconcelos, Priscila Gambale, duas cidades do estado de São Paulo.
Portugueses "têm sorte" de ter o Brasil falando a mesma língua, diz Carlos Moedas em evento com prefeitos
Carlos Moedas com os prefeitos de Osasco, Gerson Pessoa, e de Ferraz de Vasconcelos, Priscila Gambale, duas cidades do estado de São Paulo.
Imigração será um dos temas fortes da conferência do DN Brasil

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt